HC da Unicamp recebe equipamentos adquiridos com recursos parlamentares

Entrega simbólica de um sistema para videocirurgia da marca Storz
Entrega simbólica de um sistema para videocirurgia da marca Storz

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu oficialmente na manhã desta sexta-feira (9) novos equipamentos cirúrgicos e de laboratório de análises clínicas, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Freire. O investimento foi de R$ 2.681 milhões. Mas, nos últimos anos, foram injetados no HC recursos de R$ 26 milhões com verbas parlamentares. Veja relação dos equipamentos comprados abaixo.

Participaram da mesa de abertura da cerimônia de entrega dos equipamentos o reitor da Unicamp Marcelo Knobel, o superintendente do HC João Batista de Miranda, o diretor executivo da Área da Saúde Manoel Bértolo e os deputados federais Paulo Freire, Roberto Alves e Márcio Alvino. O evento teve a participação de autoridades e da comunidade universitária.

O reitor da Unicamp Marcelo Knobel
O reitor da Unicamp Marcelo Knobel
O deputado federal Paulo Freire
O deputado federal Paulo Freire

Marcelo Knobel enfatizou que essa foi uma cerimônia de agradecimento pelo grande apoio de políticos à área de saúde da Unicamp, sobretudo o empenho e dedicação do deputado Paulo Freire. O reitor ressaltou que hoje a área da saúde da Universidade atende anualmente a mais de 6 milhões de pessoas, assistidas 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital, segundo ele, está envelhecendo e tem tido a necessidade de passar por constantes manutenções. Além disso, lembrou, a tabela SUS precisa ser corrigida "pois o que fazemos não tem sido suficiente. Por isso agradecemos imensamente a ajuda de vocês”, disse, dirigindo-se aos parlamentares.

O superintendente do HC também agradeceu as contribuições ao hospital e comentou que o trabalho que vem sendo feito na área da saúde deve ser reconhecido e louvado. “Graças a isso, temos agora uma condição ímpar em termos de Brasil, entre os hospitais públicos. Hoje, uma bactéria é identificada em poucos minutos. Antes esse processo levava dias.”

João Batista de Miranda, superintendente do HC
João Batista de Miranda, superintendente do HC

João Batista de Miranda aproveitou para anunciar que a Unicamp terá em breve o primeiro centro público para atendimento da criança e do adolescente com autismo do país. O projeto foi entregue nesta manhã ao deputado Paulo Freire. “Teremos um piloto e já imaginamos que esse centro irá crescer e ganhar um local específico para atendimento do paciente e de sua família. Atualmente, são dois milhões de autistas no Brasil. Logo, esperamos colaborar com essa população. Trata-se de um projeto pioneiro e que conta a participação dos docentes da Psiquiatria Paulo Dalgalarrondo e Eloisa Celere", afirmou.

O deputado Paulo Freire contou que 68% das emendas atualmente são para a área de saúde e que ele tem se empenhado para que 50% das verbas parlamentares sejam encaminhadas para essa área. "A Unicamp serve o Brasil todo e por isso temos incansavelmente procurado ajudá-la também. Vemos o resultado desse trabalho que tem beneficiado pacientes do Estado de São Paulo e do país. Muito obrigado por este momento marcante e histórico na minha vida", destacou.

Público que esteve no anfiteatro do HC
Público que esteve no anfiteatro do HC

Manoel Bértolo salientou que essa relação com o deputado Paulo Freire, iniciada quando ele era superintendente do HC, tem rendido bons frutos. O HC tem sido agraciado com incremento significativo. “Esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo para todos. Cada dia mais, estamos nos modernizando para receber pacientes de todo Brasil. Esperamos que o investimento seja adequado e beneficie os nossos pacientes.”

Os deputados Roberto Alves e Márcio Alvino se colocaram à disposição da Unicamp. “Vamos nos unir em Brasília com os diretores de hospitais para que os projetos em saúde avancem”, ressaltou Roberto Alves. “Serei um soldado em Brasília quando o assunto for o HC. Respeito muito esse incentivo de Paulo Freire”, comprometeu-se.

Equipamentos comprados

O MALDI-TOF é um dos destaques, pois o HC da Unicamp é um dos primeiros hospitais públicos do Estado a adquirir o espectrômetro de massa, com a avançada tecnologia para identificação de bactérias, microbactérias e fungos. Esta tecnologia apresenta altos padrões de rendimento, sensibilidade e precisão, proporcionando resultados em poucos minutos, com baixo consumo de reagentes, baixo custo e mínima geração de resíduos. Instalado no Laboratório de Microbiologia Clínica da Divisão de Patologia Clínica do HC, realiza em média 1.500 identificações ao mês.
 
Já os sistemas para videocirurgia fazem parte do programa de ampliação de tecnologias para o Centro Cirúrgico. Foram adquiridos quatro sistemas para videocirurgia da marca alemã Karl Storz e um sistema da marca americana Stryker. Cada equipamento é composto por uma câmera com processador de imagens full HD, uma fonte de luz de LED, um monitor grau médico de 26 polegadas full HD, um insuflador de CO² de até 45 litros e um sistema de gravação e edição de imagens full HD. Nos últimos quatro anos, a atual gestão adquiriu para o Centro Cirúrgico 11 sistemas de videocirurgia full HD.
 
A videocirurgia apresenta inúmeras vantagens em relação à cirurgia convencional. É minimamente invasiva e permite ver detalhes de órgãos do corpo humano com muito mais precisão e nitidez. Como o equipamento é dotado de câmeras full HD, isso torna possível ampliar a imagem, tendo uma melhor estratégia cirúrgica para o paciente. Com cortes menores, a cirurgia é mais rápida e há menos sangramento durante o procedimento. Proporciona uma melhor recuperação no pós-operatório e, consequentemente, menos intercorrências.
 
Ainda no Centro Cirúrgico, o HC foi o primeiro do interior do Estado a incorporar a tecnologia mais moderna no mundo em microscópio cirúrgico para cirurgias neurológicas, otorrinolaringológicas, plásticas e de coluna. A aquisição é do modelo Zeiss OPMI VARIO 700, fabricado na Alemanha. O equipamento está em funcionamento com uma série de diferenciais tecnológicos como câmera Full HD integrada, controles motorizados acionados por joysticks para focalização e zoom, iluminação por fibra óptica, sistema ergonômico com funções automatizadas em touchscreen e ausência de cabos.

Manoel Bértolo, diretor executivo da área da saúde da Unicamp
Manoel Bértolo, diretor executivo da Área da Saúde da Unicamp
O deputador federal Márcio Alvino
O deputador federal Márcio Alvino
O deputado federal Roberto Alves
O deputado federal Roberto Alves
Mesa de autoridades durante entrega de equipamentos para o HC
Mesa de autoridades durante entrega de equipamentos para o HC

Imagem de capa

Entrega simbólica de um sistema para videocirurgia da marca Storz
Entrega simbólica de um sistema para videocirurgia da marca Storz