Espetáculo Café com Queijo, do Lume, é premiado e será exibido no Amazonas e Pará

O projeto Café com Queijo: Brasis em um só Brasil, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume), foi um dos escolhidos pela seleção pública do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018 para realizar uma série de apresentações em cidades da região norte do país. Próximo de completar 19 anos, Café com Queijo foi concebido a partir de viagens de pesquisa de campo dos atores em 1993 na região Centro-Oeste, e em 1997 no Amazonas e Pará. Pelo planejamento para 2018 do Lume, o espetáculo deve ser exibido em maio público das cidades de Manaus, Coari, Maués, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga no Amazonas, e em julho, em Óbidos e Oriximiná no Pará.

Café com Queijo

Café com Queijo já foi exibida em mais de 50 cidades do Brasil e Portugal, mas nunca tinha retornado ao seu local de origem. O espetáculo retrata o encontro com a oralidade encontrada pela pesquisa de campo dos atores com os moradores das regiões visitadas, a partir da observação e teatralização da vida da população das regiões visitadas.

Conversas, histórias e canções fazem referências à simplicidade e a memória da população do interior do Brasil. “Fomos a campo, convivemos com as pessoas e recriamos no corpo dos atores as vivências corporais e vocais do cotidiano”, explica Renato Ferracini, pesquisador do Lume envolvido com o espetáculo desde 1999.

Café com Queijo

Junto com a peça serão realizadas oficinas de produção cultural, onde o grupo se propõe a deixar, para os interessados em cada cidade. São apresentados elementos técnicos que possibilitem desenvolver ações culturas desenvolvidas em cada local, promovendo artistas e músicos da região. Também devem ser realizados os trueques, atividades onde os artistas fazem apresentações em áreas públicas, em troca do que a comunidade visitada puder oferecer.

Segundo Renato Ferracini, sempre houve interesse em levar a apresentação de Café com Queijo para as cidades e regiões onde a pesquisa original foi concebida, mas o custo elevado impediu qualquer iniciativa anterior. Em muitos casos, são cidades com infraestrutura precária, e sem teatro.

O Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2017/2018, uma parceria entre a Petrobrás e o Ministério da Cultura, tem como objetivo promover projetos teatrais profissionais, tanto adultos quanto infanto-juvenil e não inéditos. Entre as premissas do programa estão a apresentações dos espetáculos, ações de formação de público, encontros com grupos locais e ações de acessibilidade. Com a seleção, as apresentações dos atores do Lume serão garantidas e viabilizadas pelo programa, sendo gratuitas para o público.