Ouça e Veja

O ano era 1986. Momento de shows com renomados artistas brasileiros na Unicamp. Paulinho da Viola se apresentou em 28 de agosto, no Ginásio acompanhado pela Velha Guarda da Portela, dentro do projeto cultural "Aquarela do Brasil". O show "As Margens do Rio" também contou com participação especial de Radamés Gnatalli e Quinteto e Elton Medeiros.

 

 

 Paulinho da Viola | Foto: Reprodução Youtube

Programa da TV Unicamp resgata apresentação que compositor carioca fez em 1986 na Universidade.

Programa Oxigênio | Labjor e RTV Unicamp

Ouça a 38ª edição do programa do Labjor e da Web Rádio Unicamp

Pesquisa básica, mulheres e inovação, reunião da SBPC, uso de agrotóxicos em Santa Catarina e práticas de bem-estar animal. Esses são alguns dos assuntos tratados na edição de nº 38 do programa Oxigênio, uma produção do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e da Web Rádio Unicamp.

 

 

Plateia do Fóruns Permanentes - Para onde caminha o SUS? | Foto: Antonhio Scapinetti

Ouça podcast com as opiniões de três especialistas que participaram de fórum sobre o tema

Por Valério Paiva

São vários os desafios do Sistema Único de Saúde. Além da necessidade da ampliação da integração entre os diferentes agentes e o fortalecimento da atenção básica em busca de sua universalização, o SUS enfrenta riscos por causa das ameaças causadas pelas crises política e econômica. Esses temas foram debatidos no "Fórum Permanente: Para onde caminha o SUS", realizado nesta terça-feira (8) na Unicamp. O Jornal da Unicamp entrevistou a organizadora do Fórum, Carmem Lavras, a especialista em políticas públicas do IPEA Fabiola Sulpino Vieira, e o consultor em saúde pública Eugênio Vilaça Mendes.

 

 

Veja mais:

Fóruns Permanentes - Para onde caminha o SUS?

 

LUIZA BRAGION MORETTI

A TV Unicamp (Secretaria de Comunicação) publica mais uma reportagem dentro da temporada de #BaúUnicamp, série de programas com o objetivo de resgatar momentos culturais e artísticos da universidade, preservados em acervo. Trata-se da participação especial do compositor e percussionista Djalma Corrêa no show de Toquinho, em 1986, na Unicamp. O vídeo também traz entrevista com o músico, que elogia a iniciativa da Universidade em criar um curso específico de música popular.

Especialista em percussão, Fernando Hashimoto, atual pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e professor do curso de Música, viu as imagens de Djalma Corrêa registradas no #BaúUnicamp. Ele observou que a visita do renomado percussionista à Unicamp foi exatamente no ano de criação do curso de Música Popular, pioneiro no país, no qual o então maestro da Orquestra Sinfônica de Campinas, Benito Juarez, teve papel fundamental. “A presença do Djalma é emblemática nesse show do Toquinho e, se não estou enganado, a participação dele na Universidade nessa época consistiu em dar algumas aulas de música para alunos e professores que estavam por aqui”, comenta o professor.

Nascido em Minas Gerais, Corrêa tem a música correndo nas veias: avô e pai já tocavam em orquestras, muitas delas centenárias. Ao se mudar para o Estado da Bahia, onde fez carreira artística, o músico ingressa no primeiro grupo de percussão erudita do país, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Hashimoto destaca, especialmente, a importância do percussionista no movimento tropicalista, por conta da linguagem instrumental que ele desenvolveu, ainda referência para os músicos contemporâneos. “Ele traz muita experimentação, explora sons, diferentes instrumentos, usa voz, usa elementos do candomblé, enfim, algo muito inovador na época”, define o pró-reitor.

A revirada do #Baú continua...

Na década de 80, grandes shows aconteceram no Ginásio Multidisciplinar dentro do Projeto “Aquarela do Brasil”. O trabalho, desenvolvido pela equipe de Produção da TV Unicamp, em parceria com o Arquivo, envolveu artes gráficas, produção de vídeo, pesquisa de conteúdo, seleção de trechos e, especialmente, tratamento de imagens, ainda produzidas em VHS. Nesse sentido, o professor valida a importância do projeto: “Precisamos melhorar a forma de contar a nossa história. Muitos que chegam aqui não sabem o que a Unicamp simboliza em termos de cultura e arte para o Brasil. Recuperar e divulgar esses grandes momentos do passado é valorizar a Universidade”, conclui Hashimoto. As próximas edições estão em fase final e resgatam as apresentações de Paulinho da Viola e Chico Buarque.

Leia mais sobre Djalma Corrêa: dicionariompb.com.br/djalma-correa/dados-artisticos

 

Djalma Corrêa  | Foto: Reprodução

Em 1986, o percussionista teve participação especial no show de Toquinho

Web Rádio | RTV - Unicamp

Trio X, grupo instrumental cujo objetivo é incorporar ao jazz elementos musicais da cultura atual

Graduados em Música Popular pela Unicamp, Felipe Ribeiro (piano), Daniel Moreira (contrabaixo) e Zeca Vieira (bateria) formam o Trio X, grupo instrumental cujo objetivo é incorporar ao jazz elementos musicais da cultura atual. A ideia é tornar essa música atrativa e acessível a todos. Confira um pouco mais desse excelente trabalho em uma entrevista concedida pelo grupo ao jornalista Jeverson Barbieri no programa Conexão Cultura.

Reitor faz balanço de 100 dias de gestão

Em entrevista à TV Unicamp, professor Marcelo Knobel fala sobre os desafios enfrentados

Na apresentação, que integrava o projeto "Projeto Aquarela do Brasil", o compositor e violonista paulistano homenageou seu parceiro Vinicius de Moraes. O show, que aconteceu no Ginásio da Unicamp, teve ainda as participações de Ney Matogrosso, do percussionista Djalma Corrêa e de Susana Moraes, filha de Vinicius. Este é o segundo show exibido no âmbito da série #BaúUnicamp.

Baú Unicamp - Show Toquinho no Ginásio da Unicamp (1986)

Apresentação integra a série #BaúUnicamp

Toquinho e Ney Matogrosso | Ginásio da Unicamp 1986

Apresentação em homenagem a Vinicius de Moraes contou com a participação de Ney Matogrosso

Alcides Scaglia |  Foto: Antonio Scarpinetti

O programa Conexão Ciência, da Rádio Unicamp, conversou com o professor Alcides Scaglia, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira.

A metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), coordenado por Scaglia, foi matéria da France Football, uma das mais renomadas publicações esportivas internacionais.
 

 

 

 

Show de Caetano Veloso em 1987 no ginásio da Unicamp

TV Unicamp restaura vídeo de apresentação do compositor baiano, em 1987, no ginásio da Universidade