O potencial educativo das práticas esportivas

Obra traz panorama teórico e exemplos aplicados sobre os papeis do treinador/professor e do atleta/aluno

Nas últimas décadas, a área da educação física vem sendo palco de calorosas discussões teóricas em torno das práticas esportivas, que deixam de ser propostas apenas como atividades, mas passam a ser vistas como possibilidades de educação para cidadania. Além disso, no Brasil, persiste uma construção cultural na qual certos esportes são mais valorizados do que outros, assim como predominam marcações de gênero que, nos últimos anos, também vêm sendo questionadas no espaço escolar.

Esse é o pano de fundo de Múltiplos cenários da prática esportiva, organizado por Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues Paes, professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O livro é o segundo volume da coleção Pedagogia do Esporte, da Editora da Unicamp

Em artigos assinados por nomes de prestígio, tanto no Brasil quanto no exterior, com representantes de universidades do Canadá, do Chile, de Portugal e da Espanha, a obra apresenta um panorama teórico e exemplos aplicados que complementam as ideias sobre os papeis de treinador/professor e atleta/aluno trabalhadas em seu antecessor, Desenvolvimento de treinadores e atletas.

Quando o assunto são as práticas esportivas uma máxima recorrente é a da educação pelo esporte. Porém, se o esporte educa, certamente essa educação precisa de algum tipo de mediador, papel que já não mais é exclusivo – e nem mesmo garantido – do professor. Como cativar as crianças para que se empenhem nas atividades propostas se nos vemos em uma sociedade cada vez mais digital, em que muitas vezes o professor perde espaço e a atenção dos alunos para os atrativos smartphones?

O livro é recheado por capítulos que tratam desde o desenvolvimento de valores em paralelo com o desenvolvimento pelo esporte, jogos e suas possibilidades de vivência e aprendizagem com crianças, até o trabalho da educação física em contextos em que o público principal é o adulto. Discussões acerca da presença de práticas esportivas nos currículos escolares nas diferentes regiões brasileiras e propostas de modalidades coletivas também ocupam as páginas deste volume. Relatos de experiências em projetos de gestão desportiva e intervenção em projetos sociais trazem, entre as linhas, exemplos práticos da transformação através do esporte.

Concebido para profissionais da área da educação física, Múltiplos cenários da prática esportiva serve, também, àqueles que gostam de pensar a educação não como uma prática rigidamente estruturada e sim como abertura a diversas possibilidades, pensadas a partir do professor na observação do contexto dos alunos. Por fim, esse livro é para aqueles que, assim como João Batista Freire no prefácio, são capazes de tal afirmação: “Não defenderei o esporte porque gosto dele – e gosto muito. Eu o defenderei porque é uma necessidade humana”.

Título: Múltiplos cenários da prática esportiva - Pedagogia do esporte – vol. 2

Organizadores: Larissa Rafaela Galatti, Alcides José Scaglia, Paulo Cesar Montagner e Roberto Rodrigues Paes

Preço: R$ 55,00

Editora da Unicamp