NOTÍCIAS

Pesquisador extrai adubo de chorume

Remoção da amônia pode gerar fertilizantes  agrícolas

Edição de imagem

Os centros urbanos geram cada vez mais resíduos sólidos (lixo), cujo gerenciamento desafia os setores públicos. A legislação brasileira determina que os municípios façam a disposição dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em aterros sanitários, como forma de minimizar os impactos ambientais decorrentes da utilização de lixões e aterros controlados.

Durante a biodegradação dos compostos orgânicos dos RSU, ocorre a formação de um efluente líquido turvo, escuro, de forte odor nauseante denominado lixiviado, de elevado conteúdo orgânico e de composição variável, que depende do estágio de formação, do local, do solo, do regime pluviométrico, do clima. O chorume, como também é chamado o lixiviado, altamente contaminante, deve ser coletado e tratado adequadamente ao longo da vida útil do aterro e após seu fechamento. Seus principais poluentes são compostos orgânicos e amônia, composição que dificulta seu tratamento, que no Brasil ainda é muito incipiente na grande maioria dos municípios e não atende à legislação vigente.

A tendência no país é a de despejar o lixiviado no esgoto, cujo tratamento não elimina determinados componentes tóxicos que, em decorrência, chegam aos corpos hídricos, pois as ETEs não estão projetadas para processamento do chorume. Faz-se necessário, portanto, a eliminação prévia de certos componentes, que dificultam seu tratamento. Para tanto, impõe-se a realização de pesquisas que contribuam para a compreensão das características do chorume em clima tropical.

Foto: Antonio Scarpinetti
Jorge Luiz da Paixão Filho, autor do estudo: integrando produção agrícola e conservação do solo e da água

Esta foi a motivação do tecnólogo de saneamento ambiental Jorge Luiz da Paixão Filho ao propor-se a estudar alternativas de tratamento do lixiviado de aterro sanitário (LAS), em pesquisa desenvolvida junto à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, orientada e coorientada, respectivamente, pelos professores Adriano Luiz Tonetti e José Roberto Guimarães, e que contou com a colaboração da pesquisadora Jerusa Schneider e de várias unidades da Universidade.

Embora o pesquisador tenha se detido na determinação da composição do LAS em várias fases de sua formação, nos processos que possibilitassem a remoção da sua matéria orgânica e no seu tratamento conjunto com o esgoto sanitário, prática vigente no Brasil, esta matéria abordará a remoção da amônia por precipitação química e a utilização agrícola do produto sólido obtido (estruvita), com características de fertilizante, já que constituído de nitrogênio (N), fósforo (P) e magnésio (Mg).


Remoção de amônia

Todas as fases da pesquisa concentraram-se no chorume proveniente de uma célula experimental, de grandes dimensões (80x60x5m), construída, em 2012, no aterro sanitário Delta A de Campinas, SP. O lixiviado estabilizado, formado a partir de mais de um ano depois do estabelecimento do aterro, foi recolhido em intervalos predeterminados por aproximadamente 950 dias. Nele a concentração de nitrogênio amoniacal revelou-se de cerca de 2200 mg por litro, muitíssimo maior que o máximo de 20 mg por litro que pode ser lançado nos cursos d’água, segundo a legislação vigente. 

Foto: Reprodução
Registro do desenvolvimento das plantas de alface nos diferentes tratamentos testados. Tratamentos na ordem da esquerda para direita: controle; controle NPK; aplicação do material precipitado metade da dose recomendada de P; aplicação do material precipitado na dose recomendada de P; e aplicação do material precipitado com o dobro da dose recomendada de P.

A alta concentração de amônia nos efluentes pode causar morte de peixes e organismos vivos e, associada à presença de fosfatos, elimina o oxigênio dissolvido no corpo líquido levando à sua anaerobiose, ou seja, o extermínio dos organismos, como ocorre em trechos do rio Tietê, em São Paulo.  A estruturação de métodos que possibilitem a redução drástica do amoníaco no chorume antes de submetê-lo a tratamento nas ETEs constituiu o objeto de estudo do pesquisador.

Para tanto, ele tratou o chorume separadamente com dois conjuntos de reagentes. Primeiro com cloreto de magnésio (MgCl2) e hidrogeno fosfato de sódio (Na2HPO4), substituídos depois por óxido de magnésio (MgO) e ácido fosfórico (H3PO4).  Do primeiro tratamento resultou o mineral estruvita (MgNH4PO4.6H2O) e do segundo uma mistura de estruvita e carnalita (KMgCl3.6H2O), produtos com potenciais de fertilizantes agrícolas por conterem os macronutrientes N e P e ainda Mg, importante na fotossíntese, e que têm ainda a vantagem de conterem baixa concentração de metais pesados. Ambas as combinações de reagentes apresentaram 99% de eficiência na remoção de amônia, comprovando a eficiência dessa técnica. Para estudar a viabilidade do uso dos dois sólidos obtidos como adubo cabia então testar-lhe a eficiência, o que foi feito no cultivo de alface (Lactuca sativa).


Cultivo de alface

Para avaliar a influência da estruvita na produção de alface tipo lisa, o mineral foi utilizado como adubo em três situações diferentes: uma em que a quantidade adicionada continha a concentração de fosfato recomendado no cultivo e em outras duas com, respectivamente, metade e o dobro da dose prescrita para que pudessem ser comparados os resultados. O mesmo critério foi empregado em relação ao cultivo com a mistura estruvita e carnalita. Como controle foram utilizadas culturas apenas no solo e também em solo com NPK, adubo comercial.

Foto: Reprodução
Visão geral do experimento: A) Início do experimento com o transplante de mudas: 05/11/2015; B) final do experimento com a colheita das plantas: 21/12/2015

A utilização da estruvita nessa cultura mostrou-se mais eficiente que o fertilizante comercial, possibilitou maior crescimento da planta – parte aérea e raízes – e maior concentração de nutrientes nas folhas (N, P e Mg) e no solo, mantendo-o ainda fértil para um segundo plantio, desde que empregado o dobro da dosagem recomendada em relação ao fosfato. Essa eficiência pode estar ligada à liberação lenta dos nutrientes, atendendo às necessidades de demanda do vegetal em cada fase do crescimento.

O emprego da mistura estruvita com carnalita, que seria o adubo perfeito por conter NPK, apresentou a desvantagem de salinizar o solo devido à presença de cloreto de sódio. Mas futuros estudos poderão vir a contribuir para a viabilização do seu uso. 

Jorge considera que a utilização futura como adubo, tanto da estrutiva como de sua mistura com carnalita, poderá viabilizar economicamente a extração da amônia do lixiviado, promovendo a integração entre a produção agrícola e a conservação do solo e da água.

 

Imagem de capa JU-online
Cultivo de alface pós fertilização

twitter_icofacebook_ico