JU Especial Cotas Étnico-Raciais

Comvest passa a ter página eletrônica sobre cotas

Leitor poderá acessar estudos, deliberações, documentos e acompanhar ações do GT

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) passou a publicar hoje um espaço eletrônico dedicado ao acompanhamento da discussão sobre a adoção de cotas étnico-raciais pela Universidade. A seção denominada “Cotas” está inserida na página eletrônica da Comvest e pode ser acessada aqui. No espaço, será possível consultar documentos oficiais, como deliberações e atas; acessar estudos e pesquisas sobre equidade no acesso ao ensino superior e acompanhar as ações do Grupo de Trabalho (GT) Ingresso, instituído em junho deste ano para conduzir as discussões sobre as cotas para o ingresso nos cursos de graduação da Unicamp.

Foto: Antoninho Perri
José Alves de Freitas Neto, presidente do GT Ingresso e coordenador executivo da Comvest: “A nova seção é, antes de tudo, um compromisso com a transparência”

A ideia, de acordo com José Alves de Freitas Neto, presidente do GT Ingresso e coordenador executivo da Comvest, é que a página seja um espaço para facilitar o acesso de toda comunidade, interna e externa, às informações atualizadas sobre os encaminhamentos dos trabalhos do grupo. “A nova seção é, antes de tudo, um compromisso com a transparência”, afirmou José Alves. Para ele, por meio das informações que serão disponibilizadas, será possível que a sociedade compreenda melhor todo o processo e as discussões. “O espaço representa a possibilidade de que as pessoas conheçam experiências exitosas, não apenas da Unicamp, mas de outras instituições também, para compreender as demandas históricas e as especificidades da nossa Universidade”, comentou José Alves.

Foto: Antoninho Perri
Peter Schulz, secretário de comunicação da Unicamp: “Esse espaço de debate é urgente, para uma questão que é imprescindível”

Para o secretário de comunicação da Unicamp, Peter Schulz, a iniciativa vai ao encontro do compromisso da Universidade com um debate amplo e democrático. “Esse espaço de debate é urgente, para uma questão que é imprescindível. Lembrando Ernest Boyer, notável educador norte-americano: ‘A universidade precisa ser uma parceira vigorosa na busca de respostas para os nossos problemas sociais mais prementes’ ”, destacou Peter.

“A iniciativa vai contribuir para que a Unicamp encare esse caminho em busca de uma universidade mais democrática e mais inclusiva”, acrescentou José Alves.

Imagem de capa JU-online
Página Inicial do site sobre COTAS da Comvest | Foto: Free Images - sxc.hu | Montagem: Luppa Silva