Edição nº 655

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 09 de maio de 2016 a 15 de maio de 2016 – ANO 2016 – Nº 655

Pesquisas sobre fibrose cística
são destaques no Brasil e no Exterior

Carla Cristina Souza Gomez, aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, apresentou oralmente a pesquisa “Pulsed direct and constant direct currents in the pilocarpine iontophoresis sweat chloride test” durante o European Cystic Fibrosis Network Working Group: 13th Annual Meeting, ocorrido em fevereiro em Londres.

O evento seleciona projetos e artigos de jovens pesquisadores com idade até 35 anos de todo o mundo para a apresentação oral e discussão. Carla foi a única selecionada de toda a América Latina. A pesquisa foi orientada pelo médico José Dirceu Ribeiro e coorientada por Francisco Ubaldo Vieira Junior e Fátima Servidoni.

A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado Avaliação das correntes contínuas, pulsada e constante, pelo método de iontoforese por pilocarpina em indivíduos com e sem fibrose cística e foi publicado em forma de artigo no periódico BMC Pulmonary Medicine.

Participaram do estudo 48 indivíduos entre 8 e 29 anos. O teste mostrou eficácia na estimulação e recolha de suor, sem efeitos colaterais. O tempo de estimulação e recolhimento de suor foram, respectivamente, de 10 e 30 minutos. “Tanto o trabalho de mestrado publicado quanto o projeto de doutorado têm propiciado interações com vários centros de pesquisa no Brasil e no exterior”, explica Carla.

Uma parte do projeto de doutorado intitulado Estimulação, coleta e dosagem de eletrólitos no teste do suor: características de diferentes centros recebeu também o prêmio de melhor trabalho apresentado sob a forma de pôster no Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica em 2014. A orientação foi da professora Maria de Fatima Servidoni.

De acordo com Carla, o objetivo principal desse projeto é o treinamento e padronização do teste do suor com o auxílio de um novo dispositivo para o diagnóstico de Fibrose Cística (FC) pelo método clássico de Gibson & Cooke em 12 centros de referência em fibrose cística no Brasil.

“Esse é um estudo multicêntrico. Serão disponibilizados para os centros um protótipo do dispositivo desenvolvido pelo Instituto Federal de Engenharia e o Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp. Eles serão treinados e acompanhados”, revelou.

Ambas as pesquisas fazem parte do projeto temático do CNPq-SETEC/MEC intitulado Diagnóstico de Fibrose Cística: procedimentos para teste de suor com o auxílio de novo dispositivo, coordenado por Francisco Ubaldo Vieira Junior.  Os pesquisadores são Carla Cristina Souza Gomez, Maria de Fátima Servidoni, Maria Ângela Ribeiro, Eduardo Costa Tavares e Veruska Acioli, Antônio Fernando Ribeiro e José Dirceu Ribeiro.

Centros de Referência
que participam do estudo

Os trabalhos do grupo de Fibrose Cistica da Unicamp têm apoio dos seguintes pesquisadores e disciplinas: Francisco Ubaldo Vieira Junior, Eduardo Costa Tavares, Veruska Acioli (Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp e Instituto Federal de Engenharia); José Dirceu Ribeiro, Adyléia Dalbo Contrera Toro, Andressa Peixoto (Pneumologia Pediátrica); Antônio Fernando Ribeiro, Maria de Fátima Servidoni, Gabriel Hessel (Gastroenterologia Pediátrica); Carlos Emilio Levy (Microbiologia); Carmen Silvia Bertuzzo e Fernando Augusto de Lima Marson (Genética); Silvana Dalge Severino, Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro (CIPED/LAFIP); Roberto Jose Negrão Nogueira e Renata Guirau (Nutrição); Eulália Sakano (Otorrinolaringologia); Adriana Mendes (Biólogo); Maura Goto (Pediatria); Carla Cristina Souza Gomez, Renan Mauch, Aline Cristina Gonçalves, Kátia Alberto, Thalita Aielo, Mauro Arrym e Artur Kmit (Pós-Graduandos); Monica Corso Pereira, Ilma Aparecida Paschoal (Pneumologia de adultos) e Margarida Amaral e Marisa Sousa, pesquisadoras de Portugal.