Edição nº 651

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 04 de abril de 2016 a 10 de abril de 2016 – ANO 2016 – Nº 651

A ilustradora que expia seus demônios

Uma paixão por animais desprotegidos e uma dissertação de mestrado. No meio das duas coisas, o desenho. A ilustradora Tatiane Colevati criou para a sua dissertação uma série de tirinhas que tinham, como primeiro objetivo, denunciar situações de maus tratos, principalmente de cães e gatos. Todo o processo de criação, desde as primeiras ideias, esboços e pesquisas, até os resultados finais com a publicação no Facebook e mesmo depois, a repercussão do trabalho artístico, tudo foi esmiuçado na dissertação “O processo criativo em quadrinhos humorísticos: um estudo de caso do desenvolvimento da série ‘Hellpets’”, apresentada ao Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

Tatiane foi buscar seus personagens na mitologia: são demônios e seres fantásticos que se reúnem no inferno para comentar os feitos dos seres humanos e outros assuntos. Começou exclusivamente com a questão do abandono e maus tratos aos animais, depois a ilustradora decidiu mudar e passou a tematizar também a política, costumes, a criticada mídia, etc. Do humor ela migrou para os temas “mais sérios” porque considerou que não tinha mais fôlego para buscar piadas que envolvessem algo tão triste como o sofrimento dos animais. A artista pesquisadora faz o desenho à mão, direto no computador, utilizando um software com ferramentas específicas.

A série começou em 2011 com os principais personagens: o demônio com cabeça de bode, “Baphomet”, uma espécie de juiz responsável por manter contratos com políticos, celebridades e advogados e desenhistas de história em quadrinhos (trabalha por comissão); “Caronte”, um fantasma que é o responsável por conduzir as almas ao seu destino no inferno; “Lúcifer”, que é o namorado de “Lilith”, criadora de demônios que são tentações terrenas, (como o chocolate, por exemplo); e “A velha louca dos gatos”, que representa nas tirinhas os acumuladores de animais.

“São demônios ‘fofinhos’ e não são os responsáveis pelas maldades, eles apenas punem ou fazem brincadeiras com os seres humanos”, conta Tatiane. Embora tenha também criado um blog para divulgar as tirinhas, foi nas redes sociais que a autora encontrou o melhor mecanismo de divulgação. A página do Hellpets no Facebook, que continua disponível, chegou a ter 3 mil seguidores. “Não só pelas tirinhas que faço, mas pelas web comics que acompanho, sabemos que o Facebook é a melhor ferramenta”.

A base teórica da pesquisa realizada por Tatiane é a chamada “crítica genética” que compreende o estudo do processo de criação pelas marcas deixadas pelos autores/artistas ao longo da produção de uma determinada obra. A pesquisadora salienta que precisou se distanciar da própria criação, para poder enxergá-la com os olhos do público e da crítica. “Analisar o processo de criação aumenta a compreensão e o entendimento da obra. Dessa forma consegui resgatar marcas da minha infância, explícitas na minha obra”.

Publicação

Dissertação: “O processo criativo em quadrinhos humorísticos: Um estudo de caso do desenvolvimento da série ‘Hellpets’”
Autora: Tatiane Colevati dos Santos
Orientador: Hermes Renato Hildebrand