Edição nº 646

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF
Campinas, 14 de dezembro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 – ANO 2015 – Nº 646


Painel da semana


• Avaliação do PIBID Letras - Com o tema “Diversidade linguístico-cultural, práticas escolares e formação inicial em Letras”, com as seis escolas parceiras, em Campinas e em Valinhos, o Seminário de Avaliação do PIBID Letras Unicamp 2015 ocorre no dia 14 de dezembro, às 8h30, no Auditório do Instituto de Linguagem (IEL). Os professores Márcia Mendonça, Anna Bentes e Marcos Lopes organizam o evento. O público-alvo são estudantes, licenciandos, professores e pesquisadores. Mais detalhes pelo e-mail mendonca.mrs@gmail.com

• Mobilidade de técnicos administrativos - A Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) iniciam o “Programa de Mobilidade de Funcionários Técnicos Administrativos de 2016 – América do Sul” da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O programa propicia aos servidores técnico-administrativos da Unicamp a possibilidade de realização de estágio internacional, de curta duração, nas universidades do Grupo AUGM, em áreas correlatas com a de atuação no campus. Funcionários das áreas administrativas (especialização e supervisores) que realizaram o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG/PDG-S) são os participantes do Edital do Programa. As inscrições podem ser feitas até 14 de dezembro, no link https://www.internationaloffice.unicamp.br/inscricoes/. O objetivo central desta relação é promover a cooperação interinstitucional entre as universidades, formar e qualificar servidores e contribuir para o processo de internacionalização do campus. Mais informações pelo e-mail  afpu@reitoria.unicamp.br

• Economia solidária - A Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), órgão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), organiza no dia 15 de dezembro, das 9 às 17 horas, uma edição especial da Feira de Economia Solidária. A Feira será realizada na rua dos Flamboyants, localizada entre o Restaurante Administrativo (RA) e o prédio da Engenharia Básica. No local, além da comercialização de comidas típicas, bebidas e produtos orgânicos/artesanais, ocorrem atividades musicais e roda de capoeira. A Feira pertence à Rede de Economia Solidária de Campinas. Seu objetivo é promover a inclusão de pessoas que produzam algum tipo de produto artesanal com vistas à sua comercialização a preço justo. A Feira é aberta ao público em geral. Outros detalhes podem ser obtidos mediante contato com o telefone 19-3521-2936 ou e-mail cac@reitoria.unicamp.br.

• Exposições - A Galeria de Arte do Instituto de Artes (GAIA) da Unicamp sedia, até 15 de dezembro, as seguintes exposições: “Narrações”, de Lena Bergstein; “Vila Nova Cannaã”, de Gabriel Pereira, e “A arte e a escrita na história da arte - Narrações”, de alunos do curso de Arte e Escrita na História da Arte. A Galeria fica à rua Sérgio Buarque de Holanda, no piso térreo da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais detalhes pelo telefone 19-3521-6561.

• Novos livros - Desconhecer (Ateliê Editorial), livro de poesias de Ricardo Lima, funcionário da Editora da Unicamp, será lançado no dia 15 de dezembro, às 18 horas, no Empório do Nono, à rua Albino J. B. de Olveira 1128, em Barão Geraldo, Campinas-SP. A publicação traz ilustrações inéditas da professora Lygia Eluf, do Instituto de Artes (IA). Ainda no Empório, no mesmo dia e horário, será lançado o livro Manual de flutuação para amadores, do docente Marcos Siscar, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Já, no dia 16 de dezembro, às 16 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu), no prédio da Secretaria Geral (SG), o diretor acadêmico da Unicamp, Orlando Carlos Furlan, lança o livro “Sem limites – o poder de viver eu potencial”.

• Veja a luz como nunca viu - Até o final de dezembro, no Laboratório de Plasma do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), acontece a exposição “Veja a luz como nunca viu”. A mostra, que é coordenada pelo professor Joaquin José Lunazzi (IFGW), baseia-se na experiência adquirida e em experimentos realizados em seus cinquenta anos de carreira. A exposição contém um módulo inicial de óptica geométrica, outro de óptica ondulatória, e um específico para aplicações como holografia, comunicações ópticas e iluminação. A mostra, que comemora o Ano Internacional da Luz, é aberta ao público em geral e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, às 14 e 15 horas. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 19-3521-2451.