Edição nº 641

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 19 de outubro de 2015 a 25 de outubro de 2015 – ANO 2015 – Nº 641

Unicamp lança Botão de Pânico

A Unicamp lançou no último dia 14 um aplicativo para dispositivos móveis (sistemas Android e IOS) batizado de Botão de Pânico. A ferramenta permite que o usuário vinculado à Universidade acione de forma rápida o sistema de Vigilância do Campus de Barão Geraldo em situações consideradas de emergência. Nos testes preliminares, o tempo médio de resposta do atendimento às ocorrências foi de cinco minutos. Junto com o Botão de Pânico, também foi lançado o Canal Bidirecional de comunicação com a comunidade universitária. As duas iniciativas fazem parte das ações do programa Campus Tranquilo, sob responsabilidade da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

Participaram da cerimônia de lançamento das ferramentas o reitor José Tadeu Jorge; o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta; o vice-reitor executivo de Administração, Oswaldo da Rocha Grassiotto; e a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore. De acordo com Alvaro Crósta, o investimento em iniciativas voltadas à ampliação da segurança da comunidade universitária e dos visitantes é uma das preocupações da Universidade.

A proposta, assinalou o coordenador-geral, já constava do programa de gestão formulado à época do processo de escolha de reitor. Alvaro Crósta afirmou que a Unicamp decidiu desenvolver o Botão de Pânico após ampla discussão com a comunidade interna. “Trata-se de uma solução criativa, que envolveu o trabalho e o empenho de muitas pessoas, de diferentes unidades e órgãos da Universidade”, acrescentou. A parte técnica foi desenvolvida por profissionais do Centro de Computação (CCUEC).

Para utilizar o Botão de Pânico o interessado tem que acessar uma play store e baixar o aplicativo, que é gratuito. Em seguida, terá que preencher um cadastro com seus dados pessoais e funcionais, como matrícula, local de trabalho e número do telefone celular, caso seja docente ou funcionário da Unicamp. Estudantes devem preencher o número do registro acadêmico. Uma vez validado o aplicativo, a pessoa só precisará abri-lo para tocar o Botão de Pânico, que tem a cor vermelha.

Assim que a ferramenta é acionada, um sinal sonoro é emitido na central de monitoramento. Em seguida, um atendente identificará a localização do pedido de socorro no painel de controle e acionará, via rádio, o vigilante mais próximo. Nesse meio tempo, o atendente também tentará contato via celular com o usuário, para tentar obter informações complementares sobre a ocorrência.

O Botão de Pânico também poderá ser utilizado quando o usuário estiver fora do campus. Nesse caso, porém, a ferramenta oferecerá a opção de acionamento da Polícia Militar, por exemplo. O aplicativo conta com um recurso que registra as informações sobre cada solicitação, como dia, local, tipo de ocorrência e nome do vigilante acionado. Esse conjunto de dados ajudará a avaliar o aplicativo, bem como auxiliará no planejamento de novas ações na área de segurança.

O reitor José Tadeu Jorge lembrou que os índices de violência registrados no campus de Barão Geraldo são muito inferiores aos de Barão Geraldo e de Campinas. Segundo ele, nem por isso a Unicamp deixa de se comprometer com a busca por novas soluções para ampliar a segurança dos integrantes da comunidade interna e visitantes. “Temos que trabalhar para que o índice de violência seja zero. Isso é uma utopia? Provavelmente, sim. Mas não há lugar mais adequado para se ter utopias que a Universidade. Com o lançamento deste aplicativo, a Unicamp dá mostras de que é capaz de buscar meios para avançarmos em direção a esse objetivo”, considerou.

Cerimônia de lançamento: ferramentas permitem acionamento rápido do Sistema de Vigilância em casos de emergênciaCANAL BIDIRECIONAL

Junto com o Botão de Pânico, foi lançado também o Canal Bidirecional de comunicação com a comunidade universitária, abrigado no site do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Unicamp. A ferramenta é composta por duas facilidades. Uma delas é um chat, por meio do qual qualquer pessoa pode entrar em contato com a Universidade e solicitar informações sobre a instituição. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h30. O atendimento de forma presencial e por telefone continua funcionando normalmente.

A outra facilidade é uma área de notícias, por intermédio da qual os interessados poderão encaminhar, para divulgação, informações que considerem de interesse geral da comunidade universitária. O objetivo da medida é facilitar a comunicação de docentes, funcionários e estudantes com a Universidade e vice-versa.

(Manuel Alves Filho)