Edição nº 572

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 26 de agosto de 2013 a 01 de setembro de 2013 – ANO 2013 – Nº 572

Vestibular Unicamp muda para reforçar inclusão social

A Unicamp abriu no último dia 19 as inscrições para o Vestibular Nacional 2014, que poderão ser feitas até o dia 13 de setembro, exclusivamente pela internet, na página da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Ao dar início à entrevista coletiva para explicar as mudanças promovidas este ano, o professor Edmundo Capelas de Oliveira, coordenador da Comvest, informou que já havia 225 candidatos inscritos, apenas uma hora depois da disponibilização do formulário eletrônico.

Uma das novidades destacadas pelo professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade, refere-se ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que dobrou de 30 para 60 pontos a bonificação na nota final dos candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que antes recebiam 10 pontos adicionais, agora terão 20, totalizando 80 pontos. “A Unicamp foi pioneira em relação a um programa que não é baseado em cotas, e que vem fazendo sucesso com resultados importantes desde 2004. Com essa modificação, esperamos promover maior inclusão social, em sintonia com as diretrizes dos governos estadual e federal.”

Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna, a estimativa é de que, dobrando a bonificação do PAAIS, a Unicamp passe a contar com 34% dos ingressantes oriundos exclusivamente de escolas públicas, contra 25% em 2013, representando um aumento de nove pontos percentuais. “Por meio de outras ações em estudo, temos a meta de até 2017 chegar a 50% dos alunos da graduação vindos da rede pública; e, desses, pelo menos 35% de autodeclarados pretos, pardos e indígenas.”

O coordenador-geral Alvaro Crósta aproveitou a ocasião para anunciar que a Universidade, em decisão aprovada pelo Conselho Universitário, vai autorizar a contratação de 140 a 150 docentes para o próximo ano. “É um número expressivo de contratações, o maior já feito em um só ano. O diagnóstico é que nosso corpo docente está menor do que há vinte anos, devido às aposentadorias e dificuldades de reposição trazidas pelas limitações orçamentárias. Vemos esta medida como necessária para manter o alto nível dos nossos cursos.”

OUTRAS MUDANÇAS

Edmundo de Oliveira lembrou outras mudanças para o Vestibular 2014, entre elas a de que o site da Comvest passa a ser o único local onde o candidato deve buscar informações, não havendo mais material impresso. “Também estamos oferecendo dois novos cursos de graduação: Administração (com 180 vagas, período noturno) e Administração Pública (60 vagas, noturno), ambos na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira; deixam de existir os cursos de Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas e Gestão de Políticas Públicas.”

O coordenador da Comvest informou ainda que a Unicamp deixará de aplicar provas em Fortaleza e Salvador. Elas acontecerão em duas capitais, Belo Horizonte e Brasília, e em 16 cidades do Estado de São Paulo: Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Estão sendo oferecidas 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto, que aumentou de 64 para 80 o número de vagas. Mais uma mudança diz respeito aos cursos de Música, que terão as provas de Habilidades Específicas aplicadas antes da primeira fase, no período de 3 a 7 de outubro de 2013.

A primeira fase será realizada em 10 de novembro de 2013 e a segunda fase nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 140 e, para 2014, a Comvest isentou 4.002 candidatos deste pagamento. Das 9 horas do dia 20 até 17 horas do dia 23 de agosto, os interessados poderão solicitar a redução de 50% na taxa de inscrição. O kit do vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest.