Edição nº 568

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 29 de julho de 2013 a 04 de agosto de 2013 – ANO 2013 – Nº 568

Tadeu Jorge defende volta da DEdIC às suas origens

,

O reitor José Tadeu Jorge participou no último dia 22 de um café da manhã da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC) da Unicamp, encontro que teve o objetivo de planejar as atividades do segundo semestre de 2013 e organizar os espaços para suas atividades. A DEdIC é um espaço educacional e democrático aberto às diferenças, voltado aos filhos ou dependentes legais dos servidores e alunos da Universidade e aos funcionários Funcamp, oferecendo educação infantil e complementar. Compõem a DEdIC a Creche da Área da Saúde (CAS), para crianças de 0 a 4 anos; o Centro de Convivência Infantil (Ceci), para crianças de 0 a 6 anos; e o Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad), para crianças/adolescentes de 6 a 10 anos.

“Nós reestruturamos a DEdIC de forma bastante completa, no sentido de implantar em nossas creches e no Prodecad um projeto político e pedagógico adequado. De certa forma, buscamos o resgate da origem da criação desses programas na Unicamp, que tornaram-se um modelo e que com o tempo foram perdendo essa capacidade de pioneirismo e inovação”, afirmou Tadeu Jorge. “No caso da creche e pré-escola, estamos retomando um projeto que complemente todas as ações necessárias junto a uma criança – cuidar, educar, brincar – integrando efetivamente o sistema educacional no que diz respeito à educação infantil.”

Segundo o reitor da Unicamp, o Prodecad, por sua vez, ostenta o pioneirismo de oferecer educação em tempo integral no ensino fundamental, proposta que vai ser retomada. “Hoje todos falam da importância da educação em tempo integral, quando já fizemos isso há 25 anos. E, na contramão do que se almeja na área da educação, está se deixando de fazer o que todos acham importante. Temos que resgatar o projeto de tempo integral e é isso que faremos com o Prodecad. É um novo espírito de renovação e de qualificação dos nossos programas, sendo que organizamos este evento exatamente para apresentar essas ideias para todo o conjunto de profissionais envolvidos com a nossa educação infantil e ensino fundamental.”

A professora Christianne Caldas Tourinho, que está assumindo a direção da DEdIC, disse que o encontro serviria também para apresentar os novos diretores e coordenadores, além de propostas para o trabalho pedagógico. “Nossos programas contemplam um total de aproximadamente 800 crianças e adolescentes. Logo que assumimos, começamos a verificar como estão nossos espaços, cuidando da pintura e de algumas modificações estruturais, bem como da organização dos currículos. Um pedido do professor Tadeu Jorge foi para que procurássemos credenciar nossas unidades educativas no sistema municipal de educação.”

A esse respeito, o reitor da Unicamp observou que a coordenação da educação infantil, inclusive do ponto de vista constitucional, é de responsabilidade dos municípios. “O fato de a Unicamp sustentar essa iniciativa de creches e pré-escolas qualificadas traz a necessidade de uma sintonia com o município, atuando de acordo com os objetivos e ideias que permeiam essa etapa da educação. Temos a nossa independência administrativa, mas integramos um sistema educacional que é de competência do município. Daí, a importância de trabalharmos em conjunto.”