Edição nº 544

Nesta Edição

1
2
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 29 de outubro de 2012 a 04 de novembro de 2012 – ANO 2012 – Nº 544

Vida acadêmica


Painel da semana
 

Seta - Organizado pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o XVIII Seminário de Teses em Andamento (Seta) acontece de 29 de outubro a 1 de novembro. Mais detalhes no blog

Dia da pessoa idosa - O Laboratório Fisiologia do Exercício da Faculdade de Educação Física (FEF) organiza no dia 29 de outubro, às 14 horas, o evento “Dia da Pessoa Idosa”. Ele será realizado no Salão de Dança da FEF. Mais detalhes na página eletrônica  ou telefone 19-3521-6625.

Jornada Acadêmica de Psiquiatria – Evento será realizado de 29 a 31 de outubro, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Abertura do evento: 18 horas. Inscrições antecipadas podem ser feitas pelo e-mail ligapsiq@gmail.com

Prêmio Inventores da Unicamp - A cerimônia da quinta edição do Prêmio Inventores Unicamp acontece no dia 30 de outubro, às 9 horas, na Sala de Reuniões do Conselho Universitário (Consu). O evento deve homenagear 13 professores e pesquisadores. O Prêmio é uma iniciativa da Reitoria da Unicamp e da Agência de Inovação Inova. O objetivo do Inventores é reconhecer docentes e pesquisadores da Unicamp com tecnologias transferidas para a sociedade por meio de licenciamentos para empresas e instituições. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail adriana.arruda@inova.unicamp.br ou telefone 19-3521-2623.

Conferência com Ferid Murad - O cientista norte-americano Ferid Murad faz conferência no dia 30 de outubro, às 11h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Murad ficou conhecido como um dos pais do Viagra, que tem o óxido nítrico como peça-chave. A vinda de Murad à Unicamp faz parte das comemorações dos 50 anos da FCM. Nos últimos anos, ele visitou mais de 40 países (como convidado) para reuniões científicas, conferências, seminários universitários e consultoria para empresas e governos. Mais detalhes: 19-3521-8968.

Prêmio Futuro Sustentável - Estudantes de Engenharia (graduandos em qualquer área) da Unicamp têm até o dia 31 de outubro para fazer inscrição ao “Prêmio Futuro Sustentável”. O prêmio é oferecido pela fabricante alemã de pneus Continental. O objetivo é incentivar futuros engenheiros a desenvolverem soluções inovadoras que possam contribuir para a sustentabilidade, uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis. Os vencedores ganharão um estágio de duas semanas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Continental AG em Hannover, na Alemanha, no período de 5 a 19 de janeiro de 2013. Regulamento completo e outras informações no link

Fórum de Desafios do Magistério – Com o tema “Educação e cultura: formas de Interlocução”, o evento será realizado em 31 de outubro, às 9 horas, no Centro de Convenções. A organização é da Faculdade de Educação (FE). Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica do evento

Mestrado e doutorado em política científica e tecnológica - O Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG) está com inscrições abertas ao processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado para ingresso no primeiro semestre de 2013. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro. Mais detalhes no link  ou e-mail dpct@ige.unicamp.br

Estante Literária da Unicamp - Cerimônia de premiação do Projeto será realizada no dia 31 de outubro, às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu).

Vestibular - A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulga, dia 1 de novembro, no site, os locais de prova da primeira fase do Vestibular.

25 anos do Cepetro - O Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) realiza, dia 1 de novembro, às 9 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo 1011), uma cerimônia em comemoração ao seu jubileu de prata. A festividade dos 25 anos será marcada por uma exposição de pôsteres de alunos intitulada “Trabalhos do Cepetro”, que objetiva refletir o desenvolvimento de pesquisas apoiadas pelo Centro em busca de novos conhecimentos e tecnologias para o setor de petróleo. Na ocasião, José Miranda Formigli, diretor de exploração e produção da Petrobras, e Magda Maria de Regina Chambriard, diretora geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), ministrarão uma palestra técnica. No evento haverá o lançamento do livro “Cepetro 25 Anos”, de autoria do jornalista Paulo Cesar Nascimento. O livro imprime o esforço do Centro de Pesquisa na união entre universidade e empresas para levar o conhecimento sobre petróleo e gás ao alcance da sociedade. A solenidade será concluída com uma apresentação cultural de música ao vivo, e coquetel. Outras informações pelo e-mail relinst@cepetro.unicamp.br ou telefone 19-3521-1182.

Professor Emérito – Os docentes Adil Muhib Samara e Anibal Faúndes recebem, dia 1 de novembro, às 10 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o título de “Professor Emérito da Unicamp”.

Semana do Idoso - Com o objetivo de sensibilizar a sociedade, a mídia e o poder público sobre a questão do envelhecimento, o Ambulatório de Geriatria e o Serviço Social do Hospital de Clínicas (HC) organizam, de 1 a 5 de outubro, uma série de atividades para comemorar a Semana do Idoso. Elas estão sob a coordenação das professoras Ana Maria de Arruda Camargo, assistente social, e Maria Elena Guariento, coordenadora do Ambulatório de Geriatria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-7340 ou e-mail dias@fcm.unicamp.br

VIII Festival Unicamp de Corais – Evento acontece nos dias 1 e 2 de novembro. Na quinta-feira (1), às 20h30, no Teatro Sesi Campinas ( Av. das Amoreiras 450), no Parque Itália, apresentam-se os seguintes corais: Coral Unicamp Zíper na Boca, Grupo Vocal Ligaleve (Piracicaba), Coral Ex-Cêntrico (Niterói –RJ), Coro Masculino (PM do Estado de São Paulo) e a Academia da Voz (Engenheiro Coelho). Na sexta-feira (2), às 18h30, os corais Zíper na Boca, Coro de Câmera de Campinas, Coral Municipal de Cajamar, Coral Ex-Cêntrico e o Coral do Auditório do Ibirapuera, de São Paulo. O Festival é apoiado pelo Serviço Social da Indústria (SESI-Campinas) e pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS). Organização: Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic). Site do evento

ProFIS - A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) recebe, até 2 de novembro, as inscrições para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS). Elas podem ser feitas no link. Além da realização das inscrições, os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo em vista que a classificação será baseada no desempenho desta avaliação. Para cada escola pública, o ProFIS disponibiliza uma vaga. O currículo do Programa inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior. Conheça os detalhes do processo de seleção no hotsite . Outras informações: 19-3521-6538.

Método Gazzi de Sá - Com a regência da maestrina Vivian Nogueira, o Coral Unicamp Zíper na Boca realiza o workshop “Método Gazzi de Sá”. Será no dia 2 de novembro, às 11 horas, na Sala Almeida Prado (Rua Bernardo Sayão 194), no campus da Unicamp. Site do evento

Vestibulinho do Cotuca - As inscrições ao processo seletivo podem ser feitas até 4 de novembro, na página eletrônica

Domingo no Lago – Organizado pelo Espaço Cultural Casa do Lago, a próxima edição do evento ocorre no dia 4 de novembro, a partir das 10h30, na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp. Atrações: a peça de teatro “O Aniversário Mágico de Nana Buh!, “A Família Addams - uma Babá em Apuros” e uma apresentação musical de choro com o grupo Alvorada.  As atividades são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-7017 ou e-mail casadolago@reitoria.unicamp.br.

 

Teses da semana

Alimentos - “Carotenoides em leite e produtos lácteos adicionado de corante luteína: métodos analíticos, estabilidade e bioacessibilidade in vitro” (doutorado). Candidata: Ana Augusta Odorissi Xavier. Orientadora: professora Adriana Zerlotti Mercadante. Dia 31 de outubro, às 14 horas, no Salão nobre da FEA.

Educação - “Narrativas autobiográficas de professores-formadores na educação de jovens e adultos: lugares reinventados em comunhão” (doutorado). Candidata: Adriana Alves Fernandes Vicentini. Orientadora: professora Ana Maria Falcão de Aragão. Dia 30 de outubro, às 9 horas, na FE.

- “Na transição rural-urbana: a passagem da Escola Mista do bairro Felipão na história da educação pública campineira” (doutorado). Candidata: Eliana Nunes da Silva. Orientadora: professora Vera Lúcia Sabongi De Rossi. Dia 1 de novembro, às 14 horas, na FE.

Engenharia Elétrica e de Computação - Simulações para a avaliação do desempenho do sistema de proteção de distância de uma linha de transmissão de 500 kV” (mestrado). Candidato: Wagner de Oliveira. Orientador: professor Fujio Sato. Dia 29 de outubro, às 10 horas, no prédio da pós-graduação da FEEC.
- “Metodologias de dimensionamento e de gestão de fontes de energia para veículos elétricos” (doutorado). Candidata: Juliana Lopes. Orientador: professor José Antenor Pomílio. Dia 30 de outubro, às 9 horas, no prédio da Pós-graduação da FEEC.

Engenharia Mecânica - “Arquitetura orientada por objetos para o MEF de alta ordem com aplicações em mecânica estrutural” (doutorado). Candidato: Rodrigo Alves Augusto. Orientador: professor Marco Lúcio Bittencourt. Dia 29 de outubro, às 14 horas, no Auditório do DPM/FEM.
- “Modelagem numérica e análise experimental de parâmetros térmicos e microestruturais na solidificação radial de ligas binárias” (doutorado). Candidato: Felipe Bertelli. Orientador: professor Amauri Garcia. Dia 31 de outubro, às 9h30, no Auditório (bloco K) da FEM.

Física - “Efeitos óticos não-lineares transversais a baixas intensidades de luz” (doutorado). Candidato: Emilio Manuel Becerra Castro. Orientador: professor Luis Evangelista de Araújo. Dia 29 de outubro, às 14 horas, no auditório da Pós-graduação (prédio D) do IFGW.

Medicina - “Abordagem clínico-dismorfológica de 194 indivíduos com diferentes manifestações do espectro da deleção 22q11.2: anomalias palatais, malformações cardíacas e esquizofrenia” (mestrado). Candidata: Fabíola Paoli Mendes Monteiro. Orientadora: professora Vera Lúcia Gil da Silva Lopes. Dia 30 de outubro, às 9 horas, no Anfiteatro do Departamento de Farmacologia da FCM.
- “Perfil de micronutrientes (vitaminas lipossolúveis e oligoelementos) em pacientes com fibrose cística” (doutorado). Candidata: Claudia Regina Barbosa. Orientador: professor Antonio Fernando Ribeiro. Dia 31 de outubro, às 9 horas, no Auditório do Ciped.
- “Avaliação das proteínas inflamatórias CD40L e light nas propriedades adesivas dos neutrófilos e outros tipos celulares” (mestrado). Candidato: Pedro Paulo Dias Junior. Orientadora: professora Nicola Amanda Conran Zorzetto. Dia 31 de outubro, às 9 horas, no Anfiteatro da Pós-graduação da CPG da FCM.

Odontologia - “Estudo do impacto de modalidades terapêuticas periodontais nos parâmetros clínicos e microbiológicos em pacientes fumantes. Estudo prospectivo em humanos” (doutorado). Candidata: Tatiana Meulman Leite Bortolaci. Orientador: professor Francisco Humberto Nociti Junior. Dia 30 de outubro, às 9 horas, na Congregação da FOP.

Química - “Pré-concentração baseada na técnica do ring oven para microanálise: determinação simultânea de sódio, ferro e cobre em etanol hidratado combustível por espectroscopia de emissão óptica em plasma induzido por laser (libs)” (doutorado). Candidata: Juliana Cortez. Orientador: professor Celio Pasquini. Dia 31 de outubro, às 14 horas, no Miniauditório do IQ.

 

Livro da semana

 

Vestibular Unicamp - Redações 2011

Organização: Comvest
ISBN: 978-85-268-
Ficha técnica: 1a edição, 2012; 136 páginas; formato: 10 x 14 cm; peso 0,09 kg
Coleção: Vestibular Unicamp
Área de interesse: Redação
Preço: R$ 10,00

Sinopse: Este volume, com as 30 melhores redações do Vestibular 2011, tem um significado especial, pois apresenta os textos mais representativos desenvolvidos pelos candidatos do vestibular da Unicamp, após a introdução de uma nova proposta para a prova de redação. Neste novo modelo, o candidato teve que formular três textos, de gêneros variados, a partir de três outros textos também de gêneros variados. Essa nova prova substitui aquela iniciada no vestibular de 1987, segundo a qual o candidato elaborava, com base na definição de um tema e de uma coletânea, apenas um dos três tipos de texto — dissertação, narração ou carta argumentativa —, que permitiu selecionar os candidatos adequadamente durante muitos anos, mas que já apresentava indícios de esgotamento, por ter se tornado um modelo repetitivo e esmiuçado no treinamento dos candidatos em cursos preparatórios. O que se espera é que o novo modelo da prova possa incentivar a escola a trabalhar com variados gêneros, que vão além daqueles tradicionalmente utilizados para a elaboração da “redação escolar”, abrangendo diversas maneiras e formatos de comuni¬cação, com ganhos positivos para a formação dos nossos jovens.

 



Destaque do portal

 

(EA)² ganha novo espaço no Básico 1

 

O reitor Fernando Costa inaugurou no último dia 22 as novas instalações do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)2. A obra, que ocupará um andar inteiro no Ciclo Básico 1 (CB1) e que foi planejada para aprimorar a qualidade do ensino, absorveu investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. “A inauguração mostra a prioridade que essa administração tem dado ao ensino de graduação. Entregamos mais esse espaço que vem a se somar a um grande conjunto de ações nessa área ao longo desses quatro anos”, assinalou o reitor.

O (EA)² foi totalmente remodelado num espaço de mil metros quadrados, ganhando uma grande sala mutiúso para as atividades da graduação; uma área de recepção; secretaria; salas de atendimento aos professores visitantes; biblioteca; sala de reuniões; salas para a coordenação de Projetos, Avaliação e Apoio ao Ensino; salas de videoconferências; sala de reuniões (com o mesmo modelo da sala do Consu) para a CCG e para a CCPG; e sala para abrigar o pessoal que atua na CCG. “Temos agora esse espaço que é um híbrido do Learning Center que existe no exterior e que projetará ainda mais a nossa Universidade”, realçou o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel.

A solenidade de descerramento de placa contou também com a participação do coordenador do novo espaço, professor José Alves de Freitas e, representando o coordenador-geral da instituição, professor Edgar De Decca, a professora Carmen Zink. A inauguração reuniu, ainda, professores, alunos e funcionários.

O (EA)² foi concebido para dar suporte às atividades da graduação e para congregar as discussões da área, sobretudo voltadas às novas metodologias de ensino, aos novos currículos e aos parâmetros de ensino ministrado em outros países. Ao mesmo tempo, o espaço deve dar suporte aos professores para uso de novas metodologias e novas técnicas, preparo de novos conteúdos didáticos e estímulo a novos projetos de graduação.

Segundo Knobel, o (EA)² é um espaço que tem o foco voltado para a graduação, podendo até auxiliar a estruturação de grupos de pesquisa em torno desse nível de ensino na Unicamp. “A ideia toda é ter um centro de suporte e de valorização das atividades de graduação. Isso já existe nas melhores universidades do mundo e agora estamos implantando na Unicamp”, completou.

O reitor da Unicamp salientou que, juntamente com essa conquista, praticamente todas as salas de aula da Universidade já foram reformadas para atender melhor os alunos. “Algumas delas não passavam por reforma há mais de 40 anos”, disse ele, relembrando ainda algumas importantes iniciativas que vêm se cumprindo na graduação, como a obra do Teatro do Instituto de Artes (IA), a criação de novos cursos na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a concepção do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) e de prêmios dirigidos à docência, além do programa de aluno-residente e bolsa-auxílio para a Licenciatura, entre outros. “É gratificante ver que a ideia funcionou e será muito valiosa na experiência da Universidade”.

Embora tendo como foco a graduação, o (EA)2 poderá auxiliar inclusive na estruturação de grupos de pesquisa na graduação. O intuito é, segundo Marcelo Knobel, ter um centro de suporte e de valorização das atividades da graduação, a exemplo do que já ocorre nas melhores universidades do mundo. “Agora teremos um local mais amplo e adequado, em área central, visando oferecer, igualmente, treinamento a professores”, informou. “Ainda faltam alguns detalhes, mas o projeto deverá estar concluído até o final do ano e já funciona de maneira efetiva no ex-posto da Nossa Caixa”, ressaltou.

“Esta será a casa dos professores da graduação”, definiu o professor José Alves De Freitas. Há três anos, relatou, ele recebeu a proposta para pôr em execução o projeto do novo espaço sobre o qual estava, anteriormente, assentado o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e que já abrigou a antiga Diretoria Acadêmica (DAC). “A Unicamp mostra que é arrojada, não é imóvel e não se restringe à dinâmica professor-aluno dentro da sala de aula. Ensino, projetos e avaliação são pensados continuamente na graduação”, garantiu.

A inauguração do novo espaço do (EA)² soma-se as demais obras em curso na área da Praça Central do Ciclo Básico. A proposta orçamentária da Universidade para o ano de 2012 já trouxe uma dotação de R$ 7,5 milhões destinada à construção da primeira fase do Ciclo Básico 3 (CB3), prédio que abrigará laboratórios de ensino que serão utilizados de forma compartilhada por todos os cursos de graduação. O complexo de laboratórios, com um total de 7.450m2, ficará localizado na Praça Central do Básico, perto do CB1, devendo ser entregue à comunidade em 2014. O CB3 foi projetado para oferecer, ainda, espaços de socialização que intensifiquem o uso da Praça Central da Universidade para o convívio e o lazer.

O projeto tem como referências laboratórios similares criados por universidades de excelência no exterior e seguindo a tendência do inquiry lab, que implementa o conceito de pesquisa como método de ensino. Os espaços do CB3 serão facilmente adaptáveis para atender a diversas demandas, como de laboratórios de mecânica, termodinâmica, imagens, eletricidade e eletrônica, ou quaisquer outras atividades que requeiram discussão em grupos.

Outras duas importantes obras na mesma área são a requalificação da Praça Central e a reforma no Ciclo Básico 2 (CB2). Ambas estão em estágio adiantado, devendo ser concluídas até o final de 2012. O centro da Praça será totalmente reconfigurado, com instalação de um tablado para shows, eventos variados e instalações artísticas que poderão ocorrer em forma de rodízio. Todo o entorno do CB2, que apresentava áreas erodidas, foi remodelado juntamente com a quadra frontal do Restaurante Universitário, transformando o espaço num calçadão ligando os dois prédios. A rua de ligação com a Praça Henfil também vai virar calçadão, facilitando a circulação e o convívio de pedestres.

Já as obras no CB2 envolveram a reforma de nove salas de aula e um anfiteatro, representando investimento de R$ 870 mil. As salas receberam tratamento acústico (forro, painéis especiais, piso) e luminárias de maior eficiência. Todas já possuíam rede multimídia e projetores, mas o mobiliário foi todo trocado. Nas salas menores, com 55 a 60 lugares, mudou-se a posição das lousas panorâmicas (levemente côncavas para facilitar a visão de qualquer ponto da sala), o que triplicou o espaço de escrita. No anfiteatro, com 130 lugares, a lousa deslizante teve seu espaço quadruplicado.

Para garantir maior acessibilidade, o CB2 também ganhará elevador e sinalização horizontal. O saguão do prédio passará a contar com iluminação, instalações elétricas e mobiliários novos. A ideia é oferecer condições adequadas para que os estudantes possam desenvolver suas atividades com segurança e conforto, tanto de dia quanto à noite. Haverá, ainda, um novo laboratório de informática equipado com notebooks e rede wi-fi. (Isabel Gardenal)