Edição nº 541

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 08 de outubro de 2012 a 14 de outubro de 2012 – ANO 2012 – Nº 541

Vida acadêmica


Painel da semana

SIPAT-IQ - A Comissão de Segurança e Ética Ambiental, a Cipa Setorial do Instituto de Química (IQ) e a Associação de Pós Graduandos (APGQ) organizam a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do IQ, de 8 a 11 de outubro. O evento ocorre no auditório do IQ. Site do evento.

Pátio Tempo Clima e Matemateca - A inauguração da exposição permanente “Pátio Tempo Clima” e a abertura da mostra temporária “Matemateca” acontecem no dia 9 de outubro, às 10 horas, na Sala de Exposições do Museu de Ciências (MC) da Unicamp. Mais informações pelo e-mail cerimonial@reitoria.unicamp.br.

Fórum de Empreendedorismo e Inovação – Evento com o tema Protagonismo das organizações da sociedade civil sem fins lucrativos no desenvolvimento do Brasil acontece no dia 10 de outubro, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Organizador: Edison Lins e Milton Pereira. Mais detalhes na página eletrônica.

Conversando sobre a Graduação - Até que ponto a avaliação na Graduação pode predizer o bom desempenho profissional do egresso? A questão será respondida no dia 10 de outubro, às 12h30, na sala CB05 do Ciclo Básico I da Unicamp, pelo professor John Robin Boulet (Philadelphia). Ele é o próximo convidado do “Conversando sobre a Graduação”, evento organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp. Saiba mais sobre o palestrante no site.

Fórum de Esporte e Saúde – Próxima edição acontece no dia 11 de outubro, das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp. Debaterá o tema “Saúde da População Negra”. Programação, inscrições e outras informações, na página eletrônica.

X-Meeting - O 8º X-Meeting, evento anual organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C) será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, de 14 a 17 de outubro. O encontro busca oferecer um espaço de discussão para cientistas brasileiros e internacionais a respeito dos avanços na área.O tema desta edição são as pesquisas recentes em genômica, proteômica e bioinformática, especialmente as novas tecnologias de geração de dados, algoritmos e ferramentas para análise. Voltado a pesquisadores, profissionais e estudantes, o programa do evento contempla palestras, sessões de pôsteres, simpósios temáticos, cursos e sessões técnicas com apresentação oral de alguns trabalhos selecionados. As palestras serão ministradas por renomados conferencistas do Brasil e do exterior. Um dos palestrantes é Stefan Gotz, diretor e co-fundador da empresa espanhola BioBam, que já participou de projetos de bioinformática relacionados, por exemplo, à análise funcional e visualização de dados genômicos. Outro é o cientista Mani Arumugam, do EMBL - Laboratório Europeu de Biologia Molecular, uma das referências mundiais em pesquisa básica na área de biologia molecular. O X-Meeting é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o LNBio e o Instituto de Biologia da Unicamp. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

 

Teses da semana

Biologia - “Estudo das ações neurotóxica, miotóxica e pró-inflamatória da PLA2 BrTX-I, isolada do veneno de Bothrops roedingeri (Jérgon da Costa). Caracterização bioquímica e farmacológica in vivo e ex vivo” (doutorado). Candidato: Mauricio Aurelio Gomes Heleno. Orientador: professor Sérgio Marangoni. Dia 9 de outubro, às 9 horas, na sala IB-11, prédio da CPG/IB.

Computação - “Uso de análise de mutantes para avaliar abordagens baseadas em busca para a geração de casos de testes baseados em modelos de estados” (mestrado). Candidata: Isaura Rennaly Souto Lima. Orientadora: professora Eliane Martins. Dia 8 de outubro, às 10h15, na sala 85 do IC.

Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - “Avaliação visual do desgaste da sinalização horizontal urbana em um município de médio porte” (doutorado). Candidato: Fernando Augusto Baptistini Pestana. Orientador: professor Cassio Eduardo Lima de Paiva. Dia 8 de outubro, às 9h30, na sala de defesa de teses da CPG/FEC.

Engenharia Elétrica e de Computação - “Desenvolvimento de uma plataforma universal para aplicações em robôs móveis” (doutorado). Candidato: Osvaldo Hugo Bertone. Orientador: professor Marco Antonio Robert Alves. Dia 9 de outubro, às 14 horas, na sala PE12 da Pós-graduação da FEEC.

- “Controle sensorless do gerador de indução duplamente alimentado operando com afundamentos de tensão” (doutorado). Candidato: Rogério Vani Jacomini. Orientador: professor Edson Bim. Dia 11 de outubro, às 10 horas, na sala PE-11, prédio da CPG/FEEC.

Física - “Estudo ab-initio de propriedades estruturais e magnéticas de nanopartículas de metais de transição” (doutorado). Candidato: Giovani Manzeppi Faccin. Orientador: professor Edison Zacarias da Silva. Dia 11 de outubro, às 14 horas, na sala de seminários do DFMC/IFGW.

Humanas - “Todavia sigo siendo mapuche en otros espacios territoriales (Mapuchewkülekan kake fütal mapu mew)” (mestrado). Candidata: Jimena Gloria Pichinao Huenchuleo. Orientadora: professora Vanessa Rosemary Lea. Dia 9 de outubro, às 10 horas, na sala de defesa de teses, prédio da Pós-graduação do IFCH.

Matemática, Estatística e Computação Científica - “G2 e as algebras normadas” (mestrado). Candidato: Julio Cesar Conegundes da Silva. Orientador: professor Luiz Antonio Barrera San Martin. Dia 8 de outubro, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.

Medicina - “Sistema imune e FMNL1 em Síndrome Mielodisplásica” (mestrado). Candidato: Matheus Rodrigues Lopes. Orientadora: professora Patrícia Maria Bérgamo Favaro. Dia 9 de outubro, às 14 horas, no Anfiteatro da CPG/FCM.

-“Algias posturais na gestação: prevalência, fatores de risco e tratamento das Algias lombares e pélvicas pelo método Hatha Yoga” (doutorado). Candidata: Roseny Flavia Martins. Orientador: professor João Luiz de Carvalho Pinto e Silva. Dia 10 de outubro, às 9 horas, no Anfiteatro do Caism.

- “Rede nacional de vigilância de morbidade materna grave: explorando aspectos metodológicos da abordagem ao Near Miss Materno” (mestrado). Candidata: Samira El Maerrawi Tebecherane Haddad. Orientador: professor José Guilherme Cecatti. Dia 11 de outubro, às 9 horas, no Anfiteatro da CPG/FCM.

Química - “Desenvolvimento de um Sistema de Dosagem de Gás (SDG) adequado para estudos calorimétricos de adsorção de gases em materiais sólidos” (doutorado). Candidato: Nilton Geraldo de Oliveira Júnior. Orientador: professor José de Alencar Simoni. Dia 11 de outubro, às 14 horas, no miniauditório do IQ.

Livro da semana

Ensaios sobre a crise urbana do Brasil

Autor: Wilson Cano
Ficha técnica: 1a edição, 2011; 376 páginas; formato 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-268-0958-1
Área de interesse: Economia
Preço: R$ 58,00

Sinopse: O Brasil sofreu um problema típico de países que rapidamente se industrializaram após a Crise de 1929: urbanização rápida, intensa e mais concentrada em São Paulo, que, ao longo das décadas de 1950-1970, se estendeu principalmente ao Sul e ao Sudeste. Isso gerou graves problemas urbanos, como favelização, conurbação e metropolização, sem que o Estado desse conta da correta diagnose e enfrentasse os maus efeitos da especulação urbana e a precária infraestrutura. Os erros de política habitacional durante o regime militar e a intensificação industrial no período 1967-1980 agravaram a situação, resultando numa urbanização “explosiva e caótica”, e, em diversos casos, seriam os principais responsáveis por vários “desastres naturais” de hoje (enchentes, desmoronamentos etc.). O livro relata que, a partir da “década perdida” de 1980 e do neoliberalismo a partir de 1990, esses problemas se intensificaram: se antes eram localmente solucionáveis, agora atingiram dimensão macrorregional, estadual e até mesmo federal, como é o caso de bacias hidrográficas estaduais. Expõe, ao final, a urgente necessidade de ruptura com o neoliberalismo e a imediata discussão de um novo projeto nacional de desenvolvimento que possa enfrentar essa difícil situação.

Autor: Wilson Cano é economista e professor de economia brasileira da Unicamp. Concentra suas pesquisas em desenvolvimento econômico, questão regional e urbana, tendo como preocupação central o Brasil e a América Latina. Publicou, entre outros livros, Soberania e política econômica na América Latina (Editora da Unesp, 2000); Ensaios sobre a formação econômica regional no Brasil (Editora da Unicamp, 2006); Raízes da concentração industrial em São Paulo (Instituto de Economia – Unicamp, 2007); Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil (Editora da Unesp, 2007); Desconcentração produtiva regional no Brasil (Editora da Unesp, 2008).

 

Destaque do portal

 

FCA inaugura complexo com 50 laboratórios
 

 

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), unidade de ensino e pesquisa da Unicamp instalada em Limeira, inaugurou no último dia 28 um conjunto de 50 laboratórios didáticos e de pesquisa. O complexo, que tem aproximadamente 4 mil metros quadrados de área útil, exigiu investimentos da ordem de R$ 8,2 milhões. “Esta possivelmente é a melhor estrutura de laboratórios que a Universidade já construiu”, afirmou o reitor Fernando Ferreira Costa, que presidiu a cerimônia de entrega das novas instalações.

De acordo com o reitor, o progresso da FCA representa o futuro da Unicamp. “Em pouco tempo, este campo terá o mesmo brilho que o campus de Campinas. A FCA, a FT [Faculdade de Tecnologia] e o Cotil [Colégio Técnico de Limeira] devem compor brevemente em um destacado polo de tecnologia. A Unicamp não medirá esforços para que a FCA se transforme em uma unidade exemplar”, garantiu Fernando Costa.

O diretor da Faculdade, Sérgio Salles Filho, reforçou a avaliação de que os novos laboratórios didáticos e de pesquisas estão entre os mais modernos e bem equipados da Unicamp. Segundo ele, em novembro próximo um novo prédio dotado de salas de aula, salas de professores e dependências administrativas deverá ser inaugurado. O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Roberto Rodrigues Paes, afirmou que essas instalações representarão mais R$ 11 milhões em investimentos.

O secretário de transportes de Limeira, Rodrigo Oliveira, que representou o prefeito Orlando José Zovico na solenidade de inauguração, cumprimentou a comunidade universitária pela expansão da FCA e destacou que o crescimento da Faculdade contribui para impulsionar o desenvolvimento da cidade. “A Unicamp, através da FCA, tem feito um trabalho exemplar na formação de recursos humanos de qualidade. Muitos desses profissionais permanecem trabalhando aqui, ajudando no progresso da cidade”, disse.

Inaugurada em março de 2009, a FCA oferece os seguintes cursos em período integral: Ciências do Esporte, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Produção e Nutrição. No período noturno, as opções de cursos são Gestão do Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas e Gestão de Políticas Públicas. Anualmente, são oferecidas 480 vagas do vestibular.