Edição nº 536

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 20 de agosto de 2012 a 26 de agosto de 2012 – ANO 2012 – Nº 536

FCA abre as
Quartas Interdisciplinares


Destaque do portal

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp abriu no último dia 15 a série de mesas-redondas Quartas Interdisciplinares do segundo semestre. O tema da primeira mesa foi “Interdisciplinaridade, formação específica e formação geral no ensino de graduação: a proposta do curso ‘Estudos Contemporâneos’”, com a participação dos professores Francisco Foot Hardman, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e Silvia Figueirôa, do Instituto de Geociências. Como debatedor, o professor Álvaro D’Antona, do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) da FCA e que coordena o evento juntamente com o professor Eduardo Marandola Júnior.

“A FCA é uma unidade que não possui uma estrutura departamental e onde a questão da interdisciplinaridade perpassa todas as atividades. Essas mesas-redondas, antes periódicas e que agora ocorrerão de maneira mais sistemática, são importantes para que esta discussão não se dê apenas no dia a dia, mas em momentos específicos”, afirma Eduardo Marandola, lembrando que a questão da interdisciplinaridade está na própria concepção da Unicamp. “Algumas características iniciais foram se perdendo com o tempo, vencidas pela estrutura universitária que é toda fragmentada. A FCA meio que retoma aqueles princípios”.

A título de exemplo, o coordenador do evento explica que o CHS integra, de forma interdisciplinar, atividades de pesquisa, ensino e extensão, com métodos e conceitos das ciências humanas, ciências sociais e ciências aplicadas que sirvam de aporte crítico e de fundamento teórico metodológico, seguindo o projeto pedagógico da FCA. “Existem 28 créditos de humanidades e ciências sociais que todos os alunos dos oito cursos da FCA precisam cumprir, obrigatoriamente. Esta já é uma das ações de interdisciplinaridade, orientada para promoção de valores humanísticos e de formação geral dos estudantes.”

Segundo Marandola, a escolha dos professores Francisco Foot Hardman e Silvia Figueirôa para compor a primeira mesa se deve ao fato de ambos participarem de um grupo de trabalho que vem promovendo a discussão da interdisciplinaridade e da formação geral nos cursos de graduação da Universidade. Deste grupo também fazem parte, entre outros docentes, Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, e Peter Schulz, diretor associado da FCA e idealizador das Quartas Interdisciplinares.

Os eventos do segundo semestre foram organizados em torno de três temas transversais às atividades de ensino, pesquisa e extensão da FCA: interdisciplinaridade, arte e ciência, e ambiente e sustentabilidade. As próximas mesas-redondas tratarão de “Interdisciplinaridade nas ciências humanas e sociais aplicadas”, em 22 de agosto; “Cinema, ciência e conhecimento”, em 05 de setembro; “Estética: música e paisagem”, em 12 de setembro; “Inovação tecnológica e mudanças climáticas: risco e mitigação”, em 26 de setembro; “Agronegócio, segurança alimentar e sustentabilidade”, em 10 de outubro; e “Saúde, qualidade de vida e políticas públicas”, em 31 de outubro. (Luiz Sugimoto)

 

Adicionar comentário