Unicamp convida parceiros para criação de Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável

Edição de imagem
Foto Scarpa
Representantes da Unicamp, Prefeitura e PUC-Campinas discutem criação de Hub para o Desenvolvimento Sustentável

Representantes da Unicamp, Prefeitura de Campinas e PUC-Campinas estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (14), na Reitoria da Universidade, para tratar de assuntos de interesse comum. O principal tema do encontro foi a criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que reuniria universidades, centros de pesquisas, empresas, organismos públicos, entre outros atores, com o propósito de desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda proposta em 2012 pelas Nações Unidas. Entre os presentes à reunião estavam o reitor Marcelo Knobel; a coordenadora-geral da Unicamp, Teresa Atvars; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira; o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior; e o vice-reitor da PUC-Campinas, padre José Benedito de Almeida David.

No encontro, Knobel explicou aos presentes que a ideia de criar o HIDS nasceu na Unicamp, mas a Universidade percebeu rapidamente que não faria sentido elaborar um projeto dessa importância sem a participação de parceiros de grande relevância para Campinas. “Nossa disposição é de implantar algo novo e ousado, que sirva posteriormente de referência para toda a cidade e, quem sabe, para o Estado e o Brasil”, afirmou o reitor. A intenção é instalar o hub na área da antiga Fazenda Argentina, adquirida em 2014 pela Unicamp e para onde está sendo transferida a sede da Agência de Inovação Inova Unicamp (Inova).

Knobel informou que a CPFL Energia já demonstrou interesse em participar do HIDS, construindo um centro de pesquisa no local, em conjunto com parceiros chineses. “Nós precisamos correr contra o tempo. Precisamos definir qual o conceito do hub, ou seja, que atividades pretendemos reunir nesse espaço comum”, ponderou o reitor da Unicamp. O titular da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) da Unicamp, Marco Aurélio Pinheiro Lima, esclareceu que há diferentes conceitos que podem ser adotados para orientar a criação do HIDS.

Foto Scarpa
O reitor Marcelo Knobel recepciona o prefeito de Campinas, Jonas Donizette

Uma das possibilidades, segundo ele, é estabelecer uma Zona Livre de Conhecimento. Lima apresentou exemplos de hubs criados por outras cidades, como em Surrey, no Canadá, que transformou um bairro em um espaço voltado à promoção da saúde da população, onde são utilizadas tecnologias altamente avançadas, algumas tidas como disruptivas. Lima também citou o exemplo de Kalundborg, cidade da Dinamarca, que implantou um modelo exitoso de economia circular, conceito que preconiza, entre outras medidas, a reutilização e a transformação em matéria-prima daquilo que iria para o lixo.

O titular da DEPI-Unicamp informou aos participantes da reunião que a Unicamp está em tratativas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a liberação de recursos da ordem de US$ 1,5 milhão, que serão aplicados na formulação de um Master Plan, instrumento que fará todo o detalhamento do HIDS. “Por isso precisamos definir o quanto antes o que queremos ser”, observou.

Os participantes do encontro definiram que vão elaborar um acordo para formalizar a parceria. O documento deverá ser assinado até julho próximo. A disposição das partes é que o Master Plan, que deverá ser executado por uma empresa especializada contratada pelo próprio BID, seja concluído até o final da gestão do reitor Marcelo Knobel. O prefeito de Campinas se disse um entusiasta da ideia do hub. Ele determinou à sua equipe técnica que colabore no que for possível para que o projeto possa de fato ser implementado. “Nós já dispomos de legislação e de normas tributárias que contribuirão para a criação do HIDS, uma vez que elas favorecem a instalação de empresas de alta tecnologia na cidade”, assegurou.

Foto Scarpa
Marco Aurélio Pinheiro Lima, titular da DEPI, fala sobre modelos de hubs

Além da criação do HIDS, os presentes trataram, ainda, de dois outros assuntos. Um deles, refere-se ao prédio de propriedade da Unicamp localizado no Centro de Campinas, onde estava instalado o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), ligado à Universidade. O reitor Marcelo Knobel disse ao prefeito Jonas Donizette que a Unicamp está conversando com a direção da Campinas Decor, para que a mostra de arquitetura de 2020 seja realizada naquele imóvel, que está desocupado. Ao final do período de exposição, o prédio seria devolvido totalmente restaurado à Universidade.

“Gostaríamos de sugerir à Prefeitura que estude a possibilidade de realizar algum projeto ou programa naquela região, no sentido de atrairmos pessoas e revitalizarmos a área”, pontuou o reitor. O prefeito informou que pedirá que sua equipe analise a questão. O outro tema discutido no encontro foi o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), instalado na Estação Guanabara. Tanto o reitor quanto o prefeito demonstram disposição em trabalhar pela renovação da cessão em comodato do espaço para a Universidade, dado que ele pertence a uma empresa privada.

Imagem de capa
Representantes de Unicamp, Prefeitura e PUC-Campinas em reunião na Reitoria

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa