Marisa Beppu deixará PRDU; Francisco Gomes Neto é indicado para substituí-la

Fotos Perri
Integrantes da CAD durante a primeira reunião ordinária​​​ do ano do órgão

A professora Marisa Masumi Beppu deixará o comando da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) da Unicamp. O indicado para substituí-la é o professor Francisco de Assis Magalhães Gomes Neto, ex-diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O anúncio foi feito pelo reitor Marcelo Knobel, durante a primeira reunião ordinária do ano da Câmara de Administração (CAD), realizada na tarde desta terça-feira (12). De acordo com Knobel, o nome de Gomes Neto será submetido à aprovação do Conselho Universitário (Consu), que será convocado extraordinariamente no começo de março.

O reitor informou aos integrantes da CAD que a professora Marisa vinha manifestando há algum tempo o desejo de deixar a função. “Eu a convenci a ficar mais um pouco, para que pudéssemos avançar com projetos e programas importantes que estavam em andamento”, explicou. Knobel esclareceu que a saída da docente se deve a questões exclusivamente pessoais. “Não tem nada a ver com desentendimentos com componentes da Administração Central, como dizem alguns boatos que correm pelo campus”, garantiu o reitor, em tom bem-humorado.

Knobel destacou os excelentes serviços prestados pela professora Marisa à frente da PRDU, notadamente na condução de medidas que contribuíram para a redução do desequilíbrio financeiro e orçamentário da Unicamp, num dos períodos mais difíceis enfrentados pela instituição. “O trabalho da professora Marisa foi primoroso. A Universidade tem muito a agradecer à sua dedicação”, considerou.

Foto PErri
A professora Marisa Beppu, da PRDU, que deverá ser substituída pelo professor Francisco Gomes Neto

Conforme o reitor, a troca de comando na PRDU não trará qualquer prejuízo às atividades do órgão ou da Universidade. “O professor Chico [como o pró-reitor indicado é chamado], assim como a professora Marisa, tem uma grande capacidade de trabalho e conhece profundamente a Universidade e suas necessidades. Posso adiantar que a Administração Central continuará fortemente comprometida com a busca do equilíbrio financeiro e orçamentário da Unicamp”.

Agradecimentos

Em sua fala, a professora Marisa agradeceu o apoio recebido da Reitoria e da comunidade universitária. Ela confirmou que vinha tratando com o reitor e com a coordenadora-geral da Universidade, professora Teresa Atvars, sobre sua saída da PRDU ao final da primeira metade da atual gestão. “No mais puro senso de cumprimento de dever, assumi a PRDU em abril de 2017, numa situação de desequilíbrio de contas, processos não transparentes e estruturas que precisavam de ajustes. Hoje, não digo que a Universidade esteja curada, mas acho que a fase mais aguda já passou”, declarou.

E completou: “Com as contas mais em dia, a Universidade tem a opção de tomar as decisões mais acertadas. Sentei nesta cadeira com a certeza de que não seria unanimidade. Muito menos que teria a aceitação inconteste de todas as iniciativas. Sempre tive a noção exata do meu papel e nunca me furtei disso. Corrigir os rumos e maus hábitos requer força e decisões que desagradam grande contingente de pessoas. E fazer o justo nem sempre é popular. Procurei fazer um trabalho fiel e dedicado à Universidade. Espero ter demonstrando nos trabalhos da PRDU que persegui os princípios da impessoalidade, transparência, eficácia e probidade”.

Foto Perri
O reitor Marcelo Knobel: compromisso com equilíbrio financeiro e orçamentário continuará sendo prioridade

UPA

Pela manhã, também na primeira reunião ordinária do ano da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a coordenadora-geral da Unicamp antecipou aos integrantes do órgão detalhes da Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2019, que será realizada no dia 25 de maio. O evento é destinado a estudantes do ensino médio, principalmente de escolas públicas, que visitam o campus de Campinas para conhecer a Universidade, sua estrutura e seus cursos.  De acordo com a professora Teresa Atvars, a UPA continuará sendo realizada no primeiro semestre, para que os participantes tenham tempo de tomar a melhor decisão sobre a carreira que pretendem seguir.

A dirigente informou que os recursos para a organização do evento já foram liberados às faculdades e institutos. Eles são 40% maiores que o montante investido no ano passado. “A UPA 2019 terá como tema central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Entendemos que este é um assunto importante, principalmente em razão dos recentes desastres naturais ocorridos no Brasil”, assinalou. A coordenadora-geral solicitou aos diretores que procurem atualizar as informações sobres suas unidades no site da UPA, de modo que os interessados em participar do evento já possam tomar conhecimento do que vão encontrar durante a visita à Universidade.

Imagem de capa
Primeira reunião ordinária da CAD em 2019