Projeto musical para trompete solo reúne compositores da Alemanha e Instituto de Artes

trompetista Paulo Ronqui está ao lado do cartaz com ilustração da capa do cd
O trompetista e professor do Instituto de Artes da Unicamp Paulo Ronqui

Uma viagem de trem entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, realizada já há alguns anos, inspirou na compositora e professora de música da Unicamp, Denise Garcia, uma obra que transporta para a sala de concerto apitos, freios e certo saudosismo. Quem já viveu a experiência da viagem reconhece imediatamente. A composição é parte do disco “Teuto Brasileiro – Obras Contemporâneas para Trompete Solo com Orquestra Sinfônica e Grupos de Câmara”, com o solista e também professor do Instituto de Artes (IA) Paulo Ronqui, regência de Knut Andreas e os grupos Metallumfonia e Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). O CD foi lançado em um concerto na Casa do Lago no dia primeiro de novembro, já está disponível para acesso no Youtube, e em breve será disponibilizado nas plataformas digitais de música.

Além de Denise Garcia o trabalho reúne obras de mais três compositores: o professor aposentado da Unicamp Raul do Valle e os alemães Frank Petzold e Gisbert Näter. Segundo Paulo Ronqui, trata-se de um projeto internacional e interinstitucional que envolve a Unicamp por meio do IA e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC), a Prefeitura Municipal de Campinas e o Governo do Estado de Bradenburgo, com a Orquestra Sinfônica Collegium musicum Potsdam, além da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim.

Ouça aqui o CD completo:

Faixa 1. Andante - Allegro

Faixa 2. Adagio

Faixa 3. Moderato - Vivace

Faixa 4. Allegro

Faixa 5. Lento

Faixa 6. Allegro Vivace

Faixa Ouro Preto Mariana

Faixa 7. Fanfarra

Faixa 8. Coral

Faixa 9. Uma Pantomina

Imagem aberta da apresentação da orquestra na Casa do Lago
Maestro Knut rege Orquestra Sinfônica da Unicamp no concerto de lançamento do CD

“A ideia para o trabalho surgiu de duas viagens que fiz para a Alemanha a convite do maestro Knut, que já tem um projeto Brandenburgo Brasil.  Sugeri de gravarmos um CD que contemplasse obras de compositores brasileiros e alemães com o trompete. O projeto foi contemplado no Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC)", comentou o trompetista e professor. Segundo ele, os compositores brasileiros ligados à Universidade foram escolhidos como forma de homenageá-los e colocar a Unicamp em evidência.

Os compositores alemães foram escolhidos pelo maestro alemão. “Knut Andreas escolheu um dos compositores mais famosos do estado de Brandenburgo e Frank Petzold, que transita muito bem entre a música erudita e a música popular” destacou Paulo Ronqui. Os compositores estiveram no Brasil para os ensaios e gravação do disco realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A compositora Denise Garcia fala ao público sobre sua composição
Denise Garcia: viagem de trem entre cidades mineiras inspirou obra para trompete e orquestra

O trompetista Paulo Ronqui aparece ao lado do cartaz do evento segurando dois instrumentos de sopro

Comunidade Interna