Congresso de Iniciação Científica da Unicamp tem quase 1,5 mil trabalhos inscritos

mesa de abertura

Teve início nesta quarta-feira (17), a 26ª edição do Congresso de Iniciação Científica, que acontece anualmente na Unicamp. O evento conta com 1.619 participantes, entre alunos da graduação e do ensino médio, dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic e Pbic-EM), com 1.449 trabalhos inscritos, nas áreas de Exatas, Tecnológias, Humanas, Biomédicas e Artes. Participaram da cerimônia de abertura do Congresso a coordenadora-geral da Unicamp, professora Teresa Atvars; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Unicamp, Munir Skaf e Nancy Lopes Garcia; e a assessora da pró-reitoria de Graduação, Mara Patrícia Mikahil. 

O Congresso integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministéria da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, sob o tema “Ciência para a redução das desigualdades”.

Na abertura, a professora Teresa Atvars destacou o cuidado e a preocupação da Unicamp com os programas de Iniciação Científica, que para muitos é a porta de entrada no universo da pesquisa. “Buscamos a melhor forma de realizar os trabalhos, os projetos e as bolsas, para que a Iniciação Científica da Unicamp continue tendo o sucesso que a história tem mostrado”, afirmou Atvars.

Segundo André von Zuben, a ciência e a tecnologia estão no DNA de Campinas. “Acreditamos que é através da inovação que vamos melhorar cada vez mais a nossa cidade e dar condições melhores de vida à população”, pontuou. Para o secretário, “o Congresso está incentivando a pesquisa e motivando os jovens a se envolverem com o conhecimento, que é fundamental para o desenvolvimento do nosso país”.

A mesa de abertura foi seguida pelas palestras "Integridade acadêmica - o que é e como praticá-la", com Ana Paula Morales e Sabine Righetti, do Laboratório de Estudos Avançados (Labjor), e "Inova Unicamp: conheça nossas iniciativas em inovação e empreendedorismo", Newton Cesario Frateschi, da Agência de Inovação (Inova). A programação segue até sexta-feira (19), com palestras e sessões de pôsteres.

Leia também
Como estímulo ao empreendedorismo, diretor da Inova ministra palestra no Congresso de Iniciação Científica da Unicamp