Editora da Unicamp lança edital de publicação  

A Editora da Unicamp  lança nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, seu primeiro edital para a seleção de livros a serem publicados em 2019 e 2020. Esta ação visa estimular docentes e pesquisadores a apresentarem propostas para a produção de livros associados a disciplinas de graduação. Com o objetivo de complementar seu catálogo, a Editora está interessada em publicar  obras dirigidas a estudantes de graduação e fará uma seleção de livros originais em todas as áreas do conhecimento. Os autores deverão ter o título de doutor e podem ser vinculados a quaisquer instituições de ensino superior do país. 

Segundo a professora Márcia Abreu, diretora da Editora, “os editais são uma tendência nas editoras acadêmicas, mas o nosso é diferente por buscar especificamente  livros que possam apoiar as atividades de ensino na graduação”. Ela acrescenta:  “nosso objetivo é valorizar o ensino de graduação e a produção intelectual dos docentes que se dedicam a ele. Por isso estamos fazendo o lançamento desse edital no dia do professor”. 

Para o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel,  “esta iniciativa é muito importante para modernizar os procedimentos da Editora e permitir à comunidade docente oportunidades de publicação de obras de interesse geral, por meio de um processo competitivo comum em todas as áreas do conhecimento”. Por sua vez, a professora Eliana Amaral, pró-reitora de graduação, acredita que “essa iniciativa contribui para estimular a abordagem científica do ensino de graduação, permitindo aos docentes e discente conhecerem as opções baseados na melhor literatura disponível, ao mesmo tempo que que estimula o desenvolvimento do campo de pesquisa e desenvolvimento da produção científica referente ao ensino superior”.

Os  interessados deverão acessar o site da Editora para obter informações completas. As inscrições vão de 15 de outubro de 2018 a 24 de fevereiro de 2019.  Os originais aprovados pelo Conselho Editorial serão objeto de avaliação de mérito por dois assessores ad hoc, que emitirão seus pareceres considerando a correção, a adequação, a originalidade, a relevância e a viabilidade técnica dos originais. Os pareceres serão examinados pelo Conselho Editorial, que  selecionará até 10 livros para publicação no biênio 2019-2020. O resultado será divulgado em 24 de junho de 2019.

Imagem de capa

Inscrições para edital podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2019. Ilustração: Paulo Cavalheri com livros da Editora da Unicamp
Inscrições para edital podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2019. Ilustração: Paulo Cavalheri com livros da Editora da Unicamp