Publicações científicas da Unicamp debatem suas práticas em busca de excelência

Autoria

Plágio, integridade acadêmica, preservação e acessibilidade foram alguns dos temas debatidos esta semana no 1º Encontro de Editores Científicos da Unicamp (EneccampP). O evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes interessados em metodologias e boas práticas para o aprimoramento de periódicos científicos, na Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BCCL).

“O encontro veio firmar a concretização dos praticamente três anos de existência do Portal de Periódicos Científicos (PPEC) da Unicamp”, afirmou Gildenir Carolino Santos, responsável pelo portal e organizador do evento. Segundo ele, o PPEC conta hoje com 30 revistas credenciadas, das quais 11 já atendem aos critérios de qualidade internacionais. O objetivo do evento foi trazer aos editores ferramentas, para que os periódicos se fortaleçam e atinjam a excelencia.

Gildenir Carolino Santos, responsável pelo Portal de Periódicos Científicos (PPEC) da Unicamp e organizador do evento

Para apoiar esse desenvolvimento, foi anunciado, durante o evento, pelo pró-reitor de pesquisa, Munir Skaf, o edital de apoio às publicações da Unicamp. De acordo com Santos, os termos do edital estão sendo definidos e sua abertura deve acontecer ainda este ano. “O edital é também um reconhecimento do nosso trabalho. Os recursos deverão ser utilizados para melhorias nas publicações como editoria, revisão e aquisição de software”, explicou.

Além de centralizar e tornar acessíveis os periódicos, o PPEC trabalha pela padronização e indexação das publicações através do DOI (sigla em inglês para Digital Object Identifier) e do ORCiD (sigla em inglês para Open Researcher and Contributor ID). Ambos são links persistentes, que permitem que periódicos e autores sejam localizáveis na internet. De acordo com Santos, a visibilidade proporcionada pela utilização destes códigos influencia não apenas o impacto das publicações e os níveis de produtividade de seus autores, mas também o posicionamento da universidade nos rankings internacionais.

Mesa de abertura 1º Encontro de Editores Científicos da Unicamp
Munir Skaf, pró-reitor de pesquisa
Reitor Marcelo Knobel
Profissionais, pesquisadores e estudantes acompanham o ENECCAMP