Funcamp amplia Casa do Professor Visitante

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) entregou na sexta-feira (4) as obras de ampliação e melhoria da Casa do Professor Visitante (CPV). Com a inauguração de um novo prédio, que conta com 57 apartamentos, a CPV mais que dobrou a sua capacidade de hospedagem, alcançando um total de 100 unidades. As obras, que duraram dois anos, exigiram investimentos da ordem de R$ 15 milhões. “A ampliação da CPV faz parte do enorme desafio da Funcamp de oferecer apoio às atividades da Unicamp, uma instituição altamente inovadora”, afirmou o diretor executivo da Fundação, professor Fernando Sarti. A cerimônia foi acompanhada por integrantes da Alta Administração da Unicamp, além de docentes, estudantes e funcionários.

De acordo com ele, o projeto de ampliação da CPV foi aprovado pelo Conselho Curador da Funcamp, no qual a Universidade está plenamente representada. Além do novo prédio, acrescentou o diretor executivo, as obras compreenderam também a revitalização da área de lazer e a construção de uma caixa d’água com capacidade para 300 mil litros. “Assim que a atual crise for superada, a Unicamp terá condições de retomar a sua trajetória de crescimento e de realização de grandes projetos. A ampliação da CPV é uma demonstração inquestionável da confiança da Fundação num futuro ainda mais promissor para a Universidade”, disse Sarti.

O reitor Marcelo Knobel assinalou a importância do apoio da Funcamp às atividades da Unicamp, observando que o que é bom para uma parte é bom para a outra também. “Estamos cada vez mais conectados. O trabalho desenvolvido pela Fundação é fundamental para a Universidade. Um exemplo disso é a nossa área da saúde, que depende fortemente do apoio da Funcamp”, pontuou.

A coordenadora-geral da Unicamp, professora Teresa Atvars, considerou a ampliação da CPV como um momento importante, que serve à celebração do sucesso da gestão à frente da Fundação, cujo mandato acaba de se encerrar. Ela aproveitou a ocasião para desejar boas-vindas à nova direção da Funcamp, que terá como diretor executivo o professor João Batista de Miranda, atual superintendente do Hospital de Clínicas (HC).

O novo prédio da CPV conta com 57 apartamentos, sendo 42 do tipo standard, 5 do tipo PCD (para pessoas com deficiência), 8 do tipo flat e 2 do tipo duplex, estes últimos dotados de cozinha planejada e indicados para estadias mais longas. As unidades oferecidas pela CPV são normalmente ocupadas por professores e pesquisadores de outras instituições (Brasil e exterior) que visitam a Unicamp para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Fernando Sarti, diretor executivo da Funcamp
Teresa Atvars, coordenadora-geral da Unicamp
Marcelo Knobel, reitor da Unicamp
Descerramento da placa de inauguração das obras de ampliação e melhoria da CPV