UniversIDADE realiza cerimônia de recepção aos alunos matriculados neste semestre

O Programa UniversIDADE insere 20 de seus alunos em curso de empreendedorismo oferecido pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova). A boa-nova foi dada pela coordenadora associada do programa, Isabel Floriano, nesta segunda-feira (12), em cerimônia de recepção aos alunos matriculados neste primeiro semestre. De acordo com a coordenadora do programa, professora Kátia Stancato, o semestre conta com 976 alunos ativos, entre eles 258 recém-chegados, que participam de 137 oficinas a ser ministradas por 106 voluntários.

Com os novos alunos, chegam também novos parceiros, como a ONG Ação Forte e a Prefeitura de Paulínia, e novas oficinas, como natação e dança de salão para iniciantes. Kátia lembra que o UniversIDADE segue duas importantes vertentes: social e de extensão universitária. O programa, conforme a coordenadora, foi criado para proporcionar qualidade de vida a  pessoas a partir de 50 anos de idade, como forma de apoiá-las na fase de pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, oferecendo atividades das áreas de esporte e lazer, saúde física e mental, sociocultural e geração de renda.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, pontuou que o custo do programa seria mais elevado se não fosse o envolvimento da equipe organizadora e dos voluntários que acreditam no bem comum. O reitor enfatizou a manutenção e o aprimoramento do programa que, em sua opinião, nasceu com qualidade pelas mãos da funcionária Alice Helena, na gestão do professor José Tadeu Jorge. “A professora Kátia está mantendo, ampliando, diversificando, ao levar o projeto para outras regiões da cidade. Isso dá força ao programa. Vejam esta sala completamente lotada por pessoas que realmente aproveitam o espaço que a Universidade está oferecendo.”

Para Knobel, é importante organizar e ampliar o movimento para um envelhecimento saudável. “Nosso papel é conciliar pessoas e buscar organizar este movimento por uma população que está envelhecendo – e é bom que seja assim, mas que seja com alegria, com saúde, o que realmente é mais importante.”

O vereador de Campinas Rubens Soares do Nascimento também destacou a importância da atenção a uma população que é, em sua opinião, o futuro do País, mas que nem sempre está na pauta dos governos. “Quando vemos um jovem, achamos acha que ele é o futuro do País. Na verdade, ele é a esperança. O futuro somo nós. Um país que está envelhecendo e que a sociedade e o governo acabam não dando a devida atenção a esta população.” Para o vereador Ailton Fernandes Sarmento, o programa está de parabéns por permitir que os alunos pratiquem atividades e mantenham a mente ativa.

Para o coordenador da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), Celso Morooka, as atividades são importantes não somente para a academia, mas para os próprios idosos. “É importante que estejamos cada vez mais saudáveis, mas também produtivos de acordo com esta fase da vida.”

Psicóloga de formação, a funcionária aposentada da Unicamp Elaine Zerlin participa como instrutora e aluna do UniversIDADE desde 2015. Este semestre, ela ministra a oficina de relaxamento. “Acho importante este programa, pois desmistifica o idoso, como sendo uma pessoa que fica triste, dentro de casa e atento a notícias ruins porque a mídia foca muito isso. Mas aqui, vemos as pessoas muito alegres, animadas, interagindo muito.”  Foi dela o incentivo para que o marido, Laércio Zerlin, funcionário do Centro de Manutenção de Equipamentos (Cmeq), ministrar a oficina Inclusão Digital para Idosos. “Eu já ministrava curso de inclusão digital para técnicos da Universidade, mas com a criação do Programa UniversIDADE, eu fiz um adequação para atender as necessidades deste novo público.” A adaptação deu certo e, com o sucesso, em 2018, ele oferece a oficina pelo terceiro ano consecutivo.

Alunos participantes
Reitor Marcelo Knobnel