Simpósio em Bioenergia agrega universidades paulistas

O programa de doutorado integrado das universidades estaduais paulistas USP, Unicamp e Unesp em Bioenergia realizou seu primeiro simpósio nessa terça-feira (12), na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. O evento reuniu alunos e orientadores das três universidades com objetivo de trocar experiências e fortalecer laços. “Queremos ter pesquisas sendo realizadas em conjunto, em grupos envolvendo as três universidades. Precisamos caminhar nessa direção”, afirmou Andreas K. Gombert, coordenador do Programa na Unicamp.

“Juntando conhecimentos e expertises das três universidades, podemos encontrar as melhores soluções para os grandes desafios, como é o caso da bioenergia”, destacou Gombert. De acordo com o professor, o doutorado em Bioenergia é o primeiro e, até o momento, o único programa que envolve as três universidades paulistas. “A bioenergia é um assunto estratégico que tem um futuro muito grande e pode contribuir inclusive para a questão das mudanças climáticas no mundo inteiro”, apontou.

Além de pesquisadores e acadêmicos de áreas que vão da biologia às ciências sociais, passando por engenharias, matemática, economia, alimentos e química, o assunto tem interessado às empresas. Companhias como Wolksvagem, Amyris e Raízen começaram este ano a enviar funcionários para o curso. “É um programa pioneiro, que veio para ser diferente e preencher uma lacuna”, explicou Wesley Marques, aluno do quarto ano e um dos organizadores do simpósio.
Assim como todas as aulas do Programa, o Simpósio foi realizado em inglês e contou com transmissão ao vivo. “Somos uma espécie de vitrine hoje para a  Unicamp, conforme comentou o professor André Furtado, pró-reitor de graduação na mesa de abertura. Existem dois programas de pós-graduação na Unicamp cujas aulas são em inglês. Um deles é o nosso”, ressaltou Gombert. Além de serem em inglês, as aulas são realizadas em vídeoconferência, podendo ser acompanhadas simultaneamente pelos alunos nas diversas cidades.

Professor Marcos Buckeridge e Wesley Marques na conferencia de abertura
Exibição de posters estimula as trocas
Andreas K. Gombert, coordenador do Programa na Unicamp

Comunidade Interna