Nepam comemora 30 anos de existência

Vídeo

O auditório Daniel Hogan, que leva o nome de um dos principais professores e pesquisadores da Unicamp em meio ambiente - falecido em 2010, ficou pequeno para acomodar os participantes da cerimônia de aniversário dos 30 anos do Nepam (Núcleo de Ensino e Pesquisas Ambientais), no dia 30 de outubro. A programação foi aberta pela atual coordenação do núcleo e precursores. No período da tarde, doutores da casa e parceiros nacionais e internacionais fizeram apresentações, encerradas com um coquetel. “Temas importantes, como mudanças climáticas, desastres naturais e refugiados decorrentes dessas problemáticas ambientais são atuais, mas há três décadas já pensamos sobre isso, o que nos dá um caráter pioneiro”, afirma a pesquisadora Aline Vieira de Carvalho, atual coordenadora do Nepam.

Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp, também participou da cerimônia. Após algumas palavras de agradecimento, comentou que a Reitoria vem discutindo com os pesquisadores do Nepam sobre a criação de um centro de estudos em sustentabilidade. A ideia é que ele esteja na nova área física adquirida pela Unicamp, conhecida por todos como “Fazenda Argentina”. “Queremos criar uma espécie de rub internacional nesta área do conhecimento e o papel do Nepam é fundamental na empreitada”, destaca.

Na primeira mesa, composta pelos fundadores do Nepam, não faltaram recordações e reflexões sobre o momento de criação do espaço. Em 27 de outubro de 1987 o então Reitor da Unicamp, Paulo Renato de Souza, assinou a portaria que transformava o já existente “Núcleo de Ecologia Humana” – criado na gestão anterior – em Nepam, um proposta de pesquisa mais ampla, transdisciplinar e alinhada com os movimentos político-econômicos da época, que culminariam na conferência “Eco-92”, no Rio de Janeiro. “Nunca pensamos em ser um departamento, justamente porque a questão ambiental não deve estar em âmbito disciplinar e sim transcender esse limite”, resume Lúcia da Costa Ferreira, presente e atuante desde o início de toda a história. Para o professor do Instituto de Geociências, Archimedes Perez Filho, também fundador do Nepam, concorda: “a questão ambiental é ampla e cada vez mais urgente, por isso deve ser estudada e planejada com total conexão social”.

Doutorado em ambiente e sociedade é referência internacional
Um fato marcante na história do núcleo foi a criação do programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos em Pesquisas Ambientais (Nepam), ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), há 14 anos. De acordo com Leila da Costa Ferreira, uma das fundadores do Nepam e idealizadoras do curso, foi com o programa que a pesquisa empírica ganhou mais força por lá. “Tanto em projetos temáticos como em disciplinas mais específicas, vamos à campo: bacias hidrográficas, Amazônia, regiões litorâneas, etc., levantamos dados, analisamos e interpretamos, dentro da perspectiva interdisciplinar ” .O doutorado tem nota máxima da Capes e conta com 40 doutores no Brasil e no exterior. Hoje atuam em outras universidades, Instituto Chico Mendes, Fundação Florestal ou órgãos que administram áreas ambientais, inclusive em formulação de políticas públicas. A professora também salienta a ênfase do grupo em divulgação científica, a partir de publicações impressas e vídeo-documentários. “Sempre editamos textos em linguagem acessível a toda a sociedade, assim como registramos trabalhos de campo em audiovisual. Na submissão de nossos projetos já contemplamos a circulação ampla do conhecimento”, afirma.

Veja reportagem da TV Unicamp sobre os 30 anos do Nepam

Veja vídeo sobre o Nepam produzido para a e-UPA 2017

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola