IQ faz balanço de suas pesquisas em química mirando o futuro

Autoria

O Instituto de Química (IQ) realiza nesta quinta (26) e na sexta-feira (27), o evento "Fronteiras da Pesquisa em Química", reunindo no auditório da unidade pesquisadores, professores, alunos e ex-alunos. O evento tem como proposta aproveitar os 50 anos de criação da unidade para fazer o balanço sobre as atividades de pesquisa realizadas nesse período e levantar quais as possibilidades e perspectivas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na área de química pelos próximos anos.

Professor Watson Loh, organizador do evento

Segundo o professor Watson Loh, do Departamento de Físico-Química e coordenador da comissão organizadora, o Fronteiras da Pesquisa em Química trouxe convidados para a realização de palestras que de alguma forma tiveram suas vidas acadêmicas e cientificas relacionadas com o IQ. "O evento tenta fazer uma discussão, olhada para trás e mirando para frente, sobre as pesquisas que o IQ desenvolveu nesses 50 anos, e que esperamos ver quais os desafios que temos no futuro".

A palestra inicial foi realizara por Roberto Rinaldi, ex-aluno da graduação e pós-graduação da Unicamp e atualmente professor da Faculdade de Engenharia da Imperial College London, no Reino Unido, que contou sua relação com a universidade e contou sobre suas pesquisas realizadas no exterior. Após defender o doutorado em 2006, Roberto Rinaldi foi atuar como pesquisador no Instituto Max Planck em Munique, Alemanha, até se transferir para a instituição britânica em 2015.

Roberto Rinaldi, professor da Imperial College London

O professor Roberto Rinaldi destaca que o IQ, mesmo sendo parte de uma universidade jovem como a Unicamp, oferece oportunidades, bibliotecas e professores com níveis comparáveis a instituições mais antigas e de excelência da Europa. "É impressionante de ver que, mesmo sendo instituições novas, a Unicamp e o IQ são motivos de destaque e orgulho, pois oferecem condições, geram conhecimento e tem impactos científicos no Brasil e no mundo muito importantes”, afirma Roberto.

Também foram realizadas as palestras de Janusz Pawliszyn, professor da Universidade de Waterloo, Canadá, que já foi professor visitante e realiza parcerias com pesquisadores brasileiros na área, e Elias Zagatto, doutor em Química Analítica pela Unicamp e professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo. Na sexta serão realizadas mesas com o professores Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp; do ex-aluno do doutorado do IQ e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Neves Ramos; Bjorn Lindman, da Universidade de Lund, Suécia, e de Richard G. Weiss, da Universidade de Georgetown, Estados Unidos.

Público acompanha a abertura do evento Fronteiras da Pesquisa em Química
Mesa de abertura do evento Fronteiras da Pesquisa em Química