Ex-aluno da Unicamp recebe prêmio de pesquisador em catálise de 2017

Jean Marcel R. Gallo é o ganhador do prêmio Pesquisador em Catálise 2017
Pesquisador em Catálise 2017

O professor Jean Marcel R. Gallo, ex-aluno da Unicamp na graduação e na pós-graduação, foi o vencedor do prêmio "Pesquisador em Catálise 2017", concedido pela diretoria da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). O prêmio contempla o pesquisador com menos de 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no país e divulgação do Brasil no cenário internacional.

Jean estudou química no Instituto de Química (IQ) da Unicamp, onde também obteve o mestrado em química sob orientação do professor Ulf Schuchardt, e o doutorado em Ciências, em um programa de cotutela entre a Unicamp e a University of the Eastern Piedmonte Amedeo Avogadro in Alessandria (Italia), orientado pela professora Heloise O. Pastore e pelo professor Leonardo Marchese.

Ele foi pesquisador associado no grupo do professor James A. Dumesic, no Departamento de Engenharia Química da University of Wisconsin-Madison (USA), entre 2010 e 2013 e foi pós-doutorando no grupo do professor José Maria C. Bueno, do Departamento de Engenharia Química da UFSCar. O ganhador do prêmio possui 30 trabalhos na base Web of Science, com um total de 816 citações.

Jean apresentará o trabalho "Catálise heterogênea aplicada à conversão de biomassa" no 19CBCat e IX Congresso Mercosul de Catálise entre os dias de 17 e 21 de setembro de 2017 em Ouro Preto-MG. Mostrará um panorama dos seus estudos e a repercussão dos principais resultados de pesquisa em catálise obtidos por ele. Jean é professor de Química Inorgânica no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde lidera o Group of Renewable Energy, Nanotechnology and Catalysis (GreenCat).

Comunidade Interna