Unicamp e Universidade da Coreia assinam nova cooperação

Autoria
Unicamp e Universidade da Coreia durante reunião
Unicamp e Universidade da Coreia durante reunião no Gabinete da Reitoria

A Unicamp assinou na manhã desta quinta-feira (27) com a Universidade da Coreia um novo contrato de intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação, após uma conversa sobre o potencial de parceria entre as duas instituições. A Universidade da Coreia já mantém um acordo com a Unicamp desde 2014.

Participaram da reunião, na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, o reitor da Unicamp Marcelo Knobel; a professora Elena Brugioni, assessora da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri); a assistente para Cooperação Internacional da Deri Angélica Torresin; e uma comitiva da Universidade da Coreia composta pelos professores Jaeho Yeom (reitor da Universidade da Coréia), Sunhyuk Kim (vice-reitor da Universidade da Coreia) e Sangkee Song (responsável pela área de relações internacionais da Universidade da Coreia).

Marcelo Knobel apresentou aos delegados da Universidade da Coreia os indicadores de qualidade da Unicamp, abordando entre outros tópicos temas como inovação, start-ups, cursos de excelência acadêmica, cursos de extensão, atuação da Universidade e seu protagonismo no último ranking, no qual se destaca na primeira colocação entre as universidades da América Latina.

O reitor da universidade coreana se disse bem impressionado com a atuação da Unicamp e por isso manifestou interesse em estreitar mais ainda a relação já existente. Ele contou que, desde o ano passado, vem visitando as universidades da América Latina e que a intenção é desenvolver uma política mais agressiva, principalmente com a Unicamp.

Ficou acordado que em breve as duas universidades terão um novo encontro. A ideia é que haja um workshop para que a Universidade da Coreia possa visibilizar outras oportunidades de colaboração com a Unicamp, sobretudo na área de pesquisa, momento em que a universidade coreana poderá escolher as áreas de maior interesse para futuras cooperações.

Universidade da Coreia
A Universidade da Coreia é uma instituição privada de pesquisa localizada em Seul, Coreia do Sul. Foi fundada em 1905 e é uma das melhores universidades do país. Tem mais de 20 mil alunos de graduação e mais de 10 mil alunos de pós-graduação. São 19 faculdades e 18 escolas de pós-graduação. Possui mais de 1.500 docentes em tempo integral, com mais de 95% deles com Ph.D ou qualificação equivalente em seu campo.

Marcelo Knobel e Jaeho Yeom assinam contrato
Reitores da Unicamp e da Universidade da Coreia

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”