Pesquisador é selecionado para especialização em direito ambiental nos EUA

O pesquisador da Unicamp, Fernando Henrique Castanheira, embarca na terça-feira (25) para a realização de curso de especialização na Universidade Washington, em St. Louis, EUA, na área da ciência politica, direito ambiental e comparado. Todas as despesas serão custeadas por meio de bolsa de estudo oferecida pela instituição norte-americana.

Graduado em direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília, Fernando Castanheira ingressou na Unicamp em 2010 no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Sob orientação do professor Andrei Koerner, defendeu em 2015 a tese “Difusão de regimes internacionais e implicações político-estruturais no campo jurídico: entre fragmentação e juridificação”. Em sua pesquisa, Fernando abordou as relações entre politica e o direito internacional nas questões ambientais.

Fernando Henrique Castanheira

O pesquisador relata que, com a especialização internacional, pretende aprofundar os conhecimentos na área de seu estudo. “O Brasil é um ator importante na política ambiental internacional. Esse programa atrai pessoas de diversas formações para discutir de forma interdisciplinar questões ambientais, como energia e água; e isso chamou a minha atenção. A ideia central é o compartilhamento de experiências, não apenas intercultural, mas também de estudar com pesquisadores de diferentes áreas", avalia.

O curso de especialização em direito (LLM), equivalente ao mestrado profissional, está sendo custeado por meio de bolsa oferecida pela McDonnell International Scholars Academy, programa voltado para estudantes de instituições conveniadas com a Universidade Washington. Para o próximo período foram contemplados ao todo 20 novos bolsistas de países da Ásia, Américas e Oceania. Fernando Castanheira ficou sabendo dessa possibilidade através das informações disponibilizadas pelos canais de comunicação da atual Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri).