Leandro Karnal lança Diálogo de Culturas

Capa de Diálogo de culturas

Chega às livrarias neste fim de julho o livro "Diálogo de culturas", escrito pelo historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal. A obra, da Editora Contexto, reúne crônicas sobre os mais variados assuntos, mas mantém focos centrais inalterados: tolerância, conhecimento de si, raízes históricas de processos e combate ao preconceito.

Com rigor histórico aliado a um texto delicioso, Karnal aborda desde datas comemorativas até a amizade, passando por amor aos livros, educação e busca da felicidade. É ele, instigado pela possibilidade de provocar seus leitores, quem aborda o objetivo da nova publicação. “Escrever sobre muitos temas é um desafio curioso. Tenho uma formação profissional na área de História e um olhar treinado para questões específicas. Ao dirigir esse olhar para fora do meu gueto, compreendo coisas novas num processo recíproco de aprendizado”, diz.

“O livro é fruto do desafio de considerar a possibilidade do diálogo entre áreas distintas e cruzamento de temas diversos”, complementa.

Em 192 páginas, a obra reúne textos do historiador publicados desde julho de 2016 em O Estado de S. Paulo. Mas vai além: trata-se de uma nova edição, com, por exemplo, intervenções necessárias para sair do formato jornal e encaixar no formato livro. Há, ainda, artigos atualizados e junções de textos.

“Gosto imensamente do desafio de escrever para um público qualificado, mas amplo. É mais complicado fazer um texto curto sobre um tema do que um longo no qual eu possa destrinçar tudo”, relata o autor.

Conferência no Sesc Vila Mariana
Em 1º de agosto, a Contexto terá uma conferência com Karnal, no Sesc Vila Mariana. Ao final, perguntas da plateia e uma sessão de autógrafos. O evento terá início às 19h30 e será aberto por Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc de São Paulo, seguido pelo fundador da Contexto, o historiador, professor e escritor Jaime Pinsky. O mediador da noite será o jornalista Ubiratan Brasil.

Karnal
Historiador graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal leciona há 30 anos (atualmente dá aulas no Instituto de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp). Tem colunas em jornal, rádio e televisão e é palestrante. Como autor, coautor ou organizador publicou, pela Contexto, Conversas com Um Jovem Professor, História dos Estados Unidos, Estados Unidos: a Formação da Nação, As Religiões que o Mundo Esqueceu, História na Sala de Aula e O Brasil no contexto (1987-2017).

A Contexto
Fundada pelo historiador Jaime Pinsky em 1987, especializada em ciências humanas e dedicada à circulação do saber, a Contexto comemora 30 anos de atividades e acaba de lançar o selo Marco Polo, de romances históricos.

Serviço:
Diálogo de Culturas
Autor: Leandro Karnal
Páginas 192
Preço: R$ 35,00
Editora Contexto

Karnal em palestra no Centro de Convenções da Unicamp, organizada pelo Serviço de Apoio ao Estudante

Comunidade Interna