Confira eventos culturais para a próxima semana. Galeria de Arte recebe inscrições para exposições em 2018

Exposição coletiva no IB

Um dos pontos fortes numa universidade é o seu vigor cultural. Nos próximos dias, a Unicamp terá amplo espaço para exposições artísticas e oficinas de marajoara e pintura, todas abertas ao público e gratuitas. As oficinas ocorrem no prédio do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e três exposições estão previstas para serem realizadas no campus-sede da Unicamp - no Instituto de Biologia (IB) e na Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BCCL).

Para começar, no dia 30 (terça-feira), das 14 às 16 horas, no CIS-Guanabara, os interessados participam da Oficina ‘Monotipia com grafismo em arte marajoara’, sob a responsabilidade da desenhista Elizabeth Piva. Integra o projeto Encontro com Artistas 2017, uma parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e a CIS-Guanabara. A oficina abrangerá conceitos da arte marajoara, utilizada pelos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.O grupo produzirá vários tipos de monotipia (gravura) nas cores da cerâmica indígena sobre tecido. A oficina tem 15 vagas. As inscrições podem ser realizadas no site do CIS-Guanabara.

Também do Projeto Encontro com Artistas 2017, será apresentada no dia 30 de maio a oficina Pintura, do artista plástico Eder Aleixo. A atividade ocorre às 14 horas, no CIS Guanabara. A oficina consistirá de uma explicação sobre cores e a maneira com que o artista pensa as relações cromáticas. Eder Aleixo é estudante do quarto ano de Artes Visuais da Unicamp e bolsista da Fapesp. Ele está desenvolvendo o projeto de iniciação científica “Aspectos da estética japonesa na obra de Van Gogh”. Teve seu primeiro contato com a pintura em 2013 e desde então desenvolveu trabalhos na área de curadoria e crítica de artes, em parceria com o curador Andrés Hernandez. Para a oficina, é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Assentamento Espaço das Joanas, instituição parceira do Projeto de Extensão em Cultura e Arte. O CIS-Guanabara fica na Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo.

Exposições
Até o dia 31, das 9 às 17 horas, acontecem novas exposições das artistas plásticas Fabíola Racy e Vane Barini na Galeria do Instituto de Artes (Gaia). Na sala 1, Fabíola Racy exibirá suas telas na exposição "Um ou outro lugar".  Na sala 2 a exposição será "Eu sei tudo sobre...", com a produção fotográfica da artista Vane Barini. A Gaia está localizada no térreo da Biblioteca Central ‘Cesar Lattes’ (BCCL), na Rua Sérgio Buarque de Holanda, no campus de Barão Geraldo, Campinas.

A Biblioteca do Instituto de Biologia (IB) também recebe na área de exposições do primeiro piso até o dia 31 a exposição Olhares. São trabalhos das artistas plásticas Cristina Credidio, Laure Gomes, Leila Accioli, Mariana Bufarah e Sandra Palma T., que têm como tema o olhar. Utilizando diversas técnicas, cada artista expõe seu ponto de vista. Essas obras já estiveram em cartaz em 2016 na exposição Art In Box III, na galeria Ward Nasse, em Nova York, EUA. A Biblioteca do IB fica na Rua Monteiro Lobato, 255.

Também no dia 31, a BCCL recebe a exposição "Escadas e pilares" do artista plástico carioca Lucas Ribeiro. Será mostrada de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Na Unicamp, a exposição já foi vista na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e no Centro de Convenções. As telas são narrativas gestuais que transvasam um diálogo com o movimento neo-expressionista. Lucas Ribeiro tem trabalhado nas artes plásticas há 30 anos com técnicas de pintura acrílica e tem experimentando diversos suportes. Atualmente, ele mora em Campinas, onde desenvolveu essa exposição, usando técnica mista e acrílico sobre tela. A BCCL fica situada na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421.

Convocatória
A Gaia da Unicamp recebe até 8 de junho as inscrições para projetos de exposições de arte contemporânea e demais eventos culturais, a serem realizados em 2018 e 2019. A seleção de projetos é feita pelo Conselho da Gaia/Unicamp. O resultado será disponibilizado em setembro de 2017 no site do IABaixe os arquivos da convocatória.

A entrega de documentação impressa deve ser feita das 9 às 17 horas na Gaia ou encaminhada pelos Correios, via Sedex, para a Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/nº - Térreo da BCCL. Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo. CEP: 13083-859, Campinas/SP. Mais informações podem ser obtidas por e-mail.

Confira estes e outros eventos na Agenda. Mande eventos Unicamp pelo formulário

"Escadas e pilares" do artista plástico carioca Lucas Ribeiro