NOTÍCIAS

As regras do esporte e a valorização do jogador

Falta de autonomia pode afastar os indivíduos das práticas esportivas, especialmente os iniciantes

Edição de imagem

É necessário valorizar a cultura e o papel do jogador durante a prática esportiva para estimular a criatividade do atleta e não limitar sua atuação ao simples cumprimento de regras do jogo. É o que defendem especialistas em pedagogia do esporte da Unicamp e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em artigo publicado em julho deste ano no periódico Movimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O trabalho, fruto de tese de doutorado desenvolvida no Laboratório de Pedagogia do Esporte (Lepe) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, critica os modelos de ensino-aprendizagem com forte influência europeia normalmente utilizados por treinadores. Lucas Leonardo, da UFAM, autor do trabalho, e Alcides Scaglia, pesquisador do Lepe e orientador da pesquisa, exploram conceitos filosóficos do ato de “jogar” do ponto de vista ético e do “esportear” do ponto de vista moral.

“Esportear” é praticar o esporte com obediência cega às regras do jogo, em uma proposta que civiliza e racionaliza o jogo. Segundo Leonardo, é um entendimento da prática esportiva que universaliza e normatiza certos padrões. “Busca-se ‘encaixotar’ o jogo a partir de determinadas regras universais. No esportear, a atitude do jogador é obedecer a regra”, diz. Essa ideia impõe uma esfera moral individual e autossuficiente da prática, que exige do jogador a obediência à regra para participar da prática. “O jogador precisa se inserir nos limites que a regra propõe para jogar e, por isso, ocorre uma despersonalização de todos os jogadores”.

Já o "jogar" é visto pelos pesquisadores como um fenômeno maior, ligado a uma perspectiva ética do desejo do jogador pelo ato de fazer esporte, que antecede a vontade de jogar de forma moral – de acordo com as regras.

Foto de um homem branco. Ele usa barba e bigode pretos, óculos, camiseta escura e está segurando um livro. Atrás dele há uma estante com livros.
Em tese de doutorado, Leonardo defende mais autonomia para o atleta como caminho para criatividade na prática esportiva (Foto: Acervo pessoal)

Para os cientistas, é necessário dar prioridade ao sentido de jogar em relação ao esportear, tendo em vista que o último se relaciona a sentimentos éticos gerados pela aceitação das regras no sentido de que elas tornam o jogo possível. “Na nossa perspectiva, que é latino-americana, brasileira e pautada na educação da rua e na pedagogia da rua, entendemos que há uma continuidade entre jogar e praticar esportes”, afirma Leonardo.

Scaglia comenta que a perspectiva do esportear impõe ao jogador uma adaptação por meio de sua atitude ao esporte, enquanto a primazia do “jogar” respeita a forma como o jogador joga, fazendo com que o jogo tenha de se adaptar ao jogador, e não o contrário. Ainda de acordo com o docente da FCA, a ideia de que há uma regra estabelecida que todos devem seguir, podendo haver punições para quem a contraria, muitas vezes impõe ao jovem jogador(a) uma ideia de que ele(a) não tem potencial para apreciar as atividades em torno do jogo. Quando se trata de iniciantes no esporte, isso pode afastar os indivíduos da prática esportiva. “O que estamos fazendo é expulsar essas crianças da prática esportiva, porque o desejo de jogar é violentado pelo dever e pela imposição de regras, por meio de uma ação de esportear. E assim, obviamente, o que irá acontecer é que esses jovens irão embora”, critica Scaglia.

As atitudes que contrariam a regra devem ser entendidas pelos treinadores a partir da perspectiva do jogador. “É preciso valorizar o atleta no processo da prática esportiva, e não apenas os ditames do professor e do treinador”, destaca Scaglia. “Como pedagogo, valorizo o confronto e a resistência do aluno durante a minha prática pedagógica antes de considerar isso uma atitude imoral e inadequada. Para mim, este é o caminho educacional”, complementa Leonardo.

Foto de um homem branco que está sentado atrás de uma mesa. Ele usa camisa branca. Atrás dele aparece uma pista de atletismo e um campo de futebol.
Apego estrito às regras, sem considerar a história cultural dos jogadores pode afastar crianças e jovens do esporte, acredita o professor da FCA, Alcides Scaglia (Foto: Antonio Scarpinetti)

Para os autores, a discussão dos conceitos “jogar” e “esportear” pode incentivar treinadores e pedagogos a criar propostas didáticas e metodológicas pautadas em um ambiente mais libertador e democrático para o jogador durante as práticas esportivas.

Esta reportagem foi publicada originalmente no portal da FCA.

Imagem de capa JU-online
Foto de um grupo de crianças em um treino de futubol. No primeiro plano aparece um menino branco que usa shorts e colete laranja.  Há uma bola de futebol sob os pés dele.

twitter_icofacebook_ico