CIS-Guanabara sedia oficina “Além do Encantamento”

Oficina de Contação de Histórias “Além do Encantamento”
Aspectos de oficinas “Além do Encantamento”, oferecida em anos anteriores pela Fundação Educar-DPaschoal

Fazer da prática de contar histórias ferramenta para despertar o interesse na leitura de crianças e adultos. Esse é o principal objetivo da Oficina de Contação de Histórias “Além do Encantamento” que será oferecida nas férias escolares pela Fundação Educar-DPaschoal em parceria com o CIS-Guanabara. No período de 12 a 14 de julho serão ministradas gratuitamente cinco turmas. “Queremos proporcionar ao inscrito a oportunidade de vivenciar o poder transformador do livro”, afirma a responsável pela atividade, Juliana Furlanetti.  

A oficina envolve técnicas de contação de histórias, utilizando recursos auxiliares com base em elementos recicláveis, para aproximar a relação livro-leitor. “Pretendemos inspirar as pessoas a se utilizarem dessa técnica como ferramenta para despertar o interesse na leitura em crianças, jovens e adultos”, diz Juliana, que terá ao seu lado a oficineira e também gestora da fundação, Simone Santos.

A atividade tem por base o projeto “Além do Encantamento”, que nasceu em 2005, baseado nos livros distribuídos gratuitamente pelo programa “Leia Comigo!”, da Fundação Educar DPaschoal. Nesse projeto, as histórias percorrem temas diversos a respeito de valores humanísticos e cidadania, como preservação do meio ambiente, voluntariado, aproveitamento integral dos alimentos, cooperação e educação no trânsito, dentre outros assuntos.

Para inspirar mais pessoas, a Educar produziu vídeos de contação de histórias com tutoriais para montar recursos auxiliares, como bonecos, fantoches e cenários, que ajudam no momento da narração. O projeto já promoveu mais de 50 oficinas que permitiram a capacitação de aproximadamente 1.200 pessoas, dentre elas, educadores da rede pública, instituições públicas e voluntários. Foram distribuídos gratuitamente mais de 40 milhões de livros com cerca de 180 títulos produzidos. Mais informações sobre essas ações podem ser obtidas no site www.educardpaschoal.org.br.

A oficina no CIS-Guanabara será oferecida em cinco turmas. Os interessados, com idade a partir de 14 anos, deverão participar de apenas um encontro, pois os conteúdos se repetem em todas as turmas. “Além do Encantamento” tem a coordenação das agentes culturais do CIS-Guanabara, Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros e Helenice Vitorino. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp.

Serviço
Oficina de Contação de Histórias “Além do Encantamento”
Datas e horários: Dia 12 de julho, das 9h00 às 12h00 (turma 1) e das 14h00 às 17h00 (turma 2), na Sala Multiuso-3. Dia 13 de julho, das 9h00 às 12h00 (turma 1) e das 14h00 às 17h00 (turma 2), na Sala Multiuso-3. Dia 14 de julho, das 9h00 às 12h00 (turma 1), na  Sala Multiuso-1
Público: Adolescentes, jovens e adultos (a partir de 14 anos)
Vagas: 25
Local: CIS-Guanabara
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local)

Inscrições:
Dia 12/07 – 9H às 12H https://goo.gl/forms/Wj8VfrCT9krCNVvS2
Dia 12/07 – 14H às 17H https://goo.gl/forms/CHq7qRetIvKnRGL12
Dia 13/07 – 09H às 12H https://goo.gl/forms/opWVlQMO6J3C3Fg93
Dia 13/07 – 14H às 17H https://goo.gl/forms/srDiRdSC2IYuzKlp2
Dia 14/07 – 09H às 12H https://goo.gl/forms/kEXBDrk7LzCZQP2J2

 

twitter_icofacebook_ico