Maria Angela A. Meireles

Maria Angela A. MeirelesConcluiu o doutorado em engenharia quimica - Iowa State University em 1982; fez mestrado e graduação em engenharia na FEA Unicamp. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicou 93 artigos em periódicos especializados e 361 trabalhos em anais de eventos. Possui cinco capítulos de livros publicados. Possui sete softwares, três solicitações de patentes e outros 202 itens de produção técnica. Foi palestrante convidada em vários eventos no Brasil e exterior. Orientou 20 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado e co-orientou uma tese de doutorado, além de ter orientado 20 trabalhos de iniciação científica e 16 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de engenharia de alimentos, engenharia química e agronomia. Recebeu oito prêmios e/ou homenagens. Entre 1984 e 2006 participou de 44 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 43 destes. Foi diretora-associada do CPQBA–Unicamp, coordenadora-associada de Graduação da FEA e chefe do DEA. Coordenou um Projeto Temático da Fapesp e atualmente coordena um projeto PITE–Fapesp em parceria com a empresa Centroflora. Atua na área de Engenharia de Alimentos com ênfase na aplicação de Tecnologia Supercrítica para a obtenção de extratos vegetais. Em suas atividades profissionais interagiu com 234 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.