Kanavillil Rajagopalan

Kanavillil RajagopalanProfessor Titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Lingüística (Universidade de Delhi). Tem diploma em Lingüística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É doutor em Lingüística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou quatro livros: Por uma Lingüística Crítica (Parábola, 2003), A Lingüística que Nos Faz Falhar (em parceria, Parábola, 2004), Políticas em Linguagem: Perspectivas Identitárias (em parceria, Editora da Mackenzie, 2005) e Applied Linguistics in Latin America (John Benjamins, 2006) e mais de 250 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, capítulos de livros, anais de congressos, verbetes em handbooks e enciclopédias etc.). Seus artigos se encontram publicados em revistas nacionais como Alfa, Boletim da Abralin, D.E.L.T.A., Cadernos de Estudos Lingüísticos, Cadernos de Linguagem e Sociedade, Cadernos da PUC-SP, ComCiência, Crop, Estudos Acadêmicos Unibero, Estudos Lingüísticos, Estudos Avançados (USP), Filosofia, Gragoatá, Intercâmbio, Letras, Letras e Letras, Papeis, Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Revista de Estudos da Linguagem, Série Estudos, Trabalhos em Lingüística Aplicada, Veredas etc. e revistas internacionais como AILA Review, Applied Linguistics, Babel, British Journal of Aesthetics, Cauce: Revista de Filologia y su Didáctica, Critical Discourse Studies, Current Anthropology, Discourse and Society, ELT Journal, ESP Journal, Harvard Educational Review, Humor: an International Journal of Humor Research, International Journal of Applied Linguistics, ITL Review of Applied Linguistics, Journal of Intercultural Pragmatics, Journal of Language and Politics, Journal of Linguistics, Journal of Literary Semantics, Journal of Multilingual & Multicultural Development, Journal of Portuguese Linguistics, Journal of Pragmatics, Journal of Sociolinguistics, Language & Communication, Linguistische Berichte, Manuscrito - Revista Internacional de Filosofia, Mosaic, Poetics, Pragmatics, Studies in Language, TESOL Journal, The Linguistic Association of Korea Journal, Translatio FIT Newsletter, Word, World Englishes, etc. Contribuiu verbetes/capítulos para enciclopédias como Encyclopaedia of Pragmatics (Elsevier, 1998), Encyclopedia of Sociolinguistics (Elsevier, 2001), Handbook of Applied Linguistics (Blackwell, 2003), Fitzroy-Dearborn Encyclopedia of Linguistics (Chicago, 2004), Key Thinkers in Linguistics and Philosophy of Language (Edinburgh University Press, 2005), Handbook of World Englishes (Blackwell, 2006), Encyclopedia of Linguistics (Elsevier, no prelo), Encyclopedia of Language and Education (Springer, no prelo), e Key Ideas in Linguistics and the Philosophy of Language (Edinburgh, em preparação).