Maria da Glória Marcondes Gohn

Maria da Glória Marcondes GohnNasceu em São Bento do Sapucaí, Estado de São Paulo, em 1947. Graduou-se em ciências sociais e políticas pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1970), concluindo mestrado em sociologia (1979) e doutorado em ciência política (1983) pela Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado em sociologia na New School of University, New York, entre 1996-1997. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp (1992-94). Foi chefe do Departamento de Administração da Educação da Faculdade de Educação (1997-98) e assessora da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Unicamp (1990-1992). Participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais. Orientou 19 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado, 2 pós-doutorado, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso na Unicamp, FAU/USP e UFMG. Fora da Universidade, trabalhou como docente na USP (1985-1987), na UFMG (1981-1983), na PUC-SP (1978-1980) e na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1975-1977). É professora titular na Faculdade de Educação da Unicamp, onde ingressou em 1988. É coordenadora do GEMDEC (Núcleo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania) e pesquisadora nível I do CNPq. Ocupa a função de secretária-executiva do Research Committee "Social Movements and Social Classes", órgão da Associação Internacional de Sociologia. É membro do Conselho Internacional do Instituto Paulo Freire. Sua área de pesquisa inclui o estudo de temas como movimentos sociais e outras formas de participação da sociedade civil organizada (como ONGs, Terceiros Setor, Conselhos e Fóruns, educação não-formal) e políticas sociais. É autora de vários artigos em revistas, capítulos em livros e 11 livros (9 deles publicados após seu ingresso na Unicamp). Atualmente, orienta 5 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado na FE.