Caism promove seu llº Simpósio sobre Vulvodínia

Logotipo Caism

O Hospital da Mulher – Caism, através do Ambulatório de Infecções Genitais, promove no dia 23 de fevereiro (sábado), o llº Simpósio sobre Vulvodínia, no Salão Nobre da FCM (novo local). Tem como público-alvo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e interessados. O ginecologista Paulo César Giraldo, responsável pelo Ambulatório de Infecções Genitais do Caism, abre as atividades às 8h30.

O evento terá como convidada internacional a médica Mélanie Morin, da Escola de Reabilitação da Université of Sherbrooke, Canadá, e é apoiado pelo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), pelo Programa de Pós-Graduação do DTG, pelo Caism e pela Medecell do Brasil Comércio e Importadora Ltda.

Além de Paulo César Giraldo, organizam este simpósio a médica Rose Luce Gomes do Amaral e a fisioterapeuta Marcela Grigol Bardin.

A vulvodínia é uma síndrome de dor crônica na área vulvar (parte externa do órgão genital feminino). Ela possui características genéticas e influências hormonais e emocionais no desenvolvimento dos sintomas. Estima-se que cerca de 15% das mulheres sofram com este incômodo em algum momento da vida, mas o sofrimento pode ir além da dor física, gerando problemas no relacionamento e falta desejo sexual na mulher.

O simpósio contará com ampla programação.

Caism progamação