Mostra exibe “Jogo Duro”, primeiro longa-metragem de ficção de Ugo Giorgetti

Nesta terça-feira (25), a mostra de cinema “São Paulo segundo Ugo Giorgetti” apresenta o primeiro longa-metragem de ficção dirigido pelo cineasta. “Jogo Duro”, de 1985, se passa no Pacaembu, um dos bairros mais ricos de São Paulo, que vivia um momento dramático nos anos 1980: a mudança de hábitos, a falta de dinheiro e o crescimento absurdo da violência urbana o golpearam de modo devastador. Por isso, um grande número de residências estava à venda. Os moradores que continuavam habitando o bairro levantavam muros altos e guaritas. E, naturalmente, contratavam seguranças.

Uma mulher e sua filha vivem clandestinamente numa grande e desocupada casa. Essa mulher passa a ser disputada por dois homens nas mesmas condições sociais dela: um guarda particular e um subempregado que uma imobiliária instala no imóvel. O conflito entre esses três personagens numa casa que não lhes pertence é o núcleo principal do filme. Mais do que isso, “Jogo Duro” é o retrato de um momento da cidade de São Paulo. No elenco estão Cininha de Paula, Jesse James, Carlos Augusto Carvalho, Antonio Fagundes, Cleyde Yáconis, Paulo Betti e Eliane Giardini.

“São Paulo segundo Ugo Giorgetti” traz a filmografia completa do cineasta paulistano, atual artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Após a exibição, às 18h30, na Casa do Lago da Unicamp, haverá um debate com o diretor, produtor e roteirista paulistano.

Veja o trailer de “Jogo Duro”: www.youtube.com/watch?v=DyF8fQWJzrM

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI
Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com o diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/.

Jogo Duro