“Cara ou Coroa” traz reflexões sobre a vida em São Paulo na ditadura militar

imagem de divulgação do filme cara ou coroa

Nesta terça-feira (18), a mostra de cinema “São Paulo segundo Ugo Giorgetti” apresenta o longa-metragem “Cara ou Coroa”, de 2011. O filme se passa no começo dos anos 1970, quando a sociedade brasileira enfrentava mudanças de valores morais e de costumes ao mesmo tempo em que sofria com a repressão política e a defesa do conservadorismo e do autoritarismo.

O roteiro acompanha a história dos irmãos Getúlio e João Pedro, que, apesar de unidos pelo amor ao teatro, se diferenciam pelo grau de engajamento político. Caçula, Getúlio se envolve com uma jovem universitária, Lílian, neta de um general da reserva. Quando dois opositores da ditadura precisam de refúgio, o casal é colocado à prova com a proposta de escondê-los no porão da casa do avô de Lílian, arriscando a segurança de várias pessoas. A obra retrata um momento de contradições e percalços da história recente do país, cheia de dificuldades, mas excitante, principalmente para quem era jovem e exultante por estar vivo. No elenco estão Emílio de Mello, Geraldo Rodrigues, Júlia Ianina, Walmor Chagas e Otávio Augusto.

“São Paulo segundo Ugo Giorgetti” traz a filmografia completa do cineasta paulistano, atual artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Após a exibição, às 18h30, na Casa do Lago da Unicamp, haverá um debate com o diretor, produtor e roteirista paulistano.

Assista ao trailer de “Cara ou Coroa”: https://www.youtube.com/watch?v=5oRhpk3I3tA

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI
Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com o diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/.