Corrupção no Brasil Colônia é tema do programa Orelha de Livro

O livro "Vila Rica em sátiras - produção e circulação de pasquins em Minas Gerais, 1732", da historiadora Adriana Romeiro, é tema do quinto episódio do programa Orelha de Livro, que vai ao ar no dia 27 de abril, a partir das 20 horas. Adriana é professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desenvolve pesquisas sobre as práticas ilícitas na cultura política da Época Moderna. 

As discussões serão conduzidas por Marcelo Gaudio, doutorando em História (IFCH-Unicamp), e Beatriz Guimarães, jornalista e mestranda em Divulgação Científica e Cultural (Labjor-Unicamp).

Engana-se quem pensa que a cobrança de propina e o desvio de recursos públicos é um tema de debate político exclusivo do Brasil contemporâneo. No Período Colonial, mais precisamente em 1732, cinco sátiras circularam por Vila Rica denunciando a corrupção e a violência praticadas por D. Lourenço de Almeida, que governava a capitania de Minas Gerais desde 1721.

Publicados no contexto da partida de D. Lourenço para Portugal, os pasquins despertaram riso da população e trouxeram a público os malfeitos do governador, que entrou para a história como um dos maiores corruptos que passaram por aquelas terras. Os papeis satíricos foram levados para a metrópole, provavelmente no mesmo navio que transportou D. Lourenço à terra natal, onde chegaram a ser notícia na imprensa, levando o ex-governador ao ostracismo.

Sobre o Orelha de Livro

Orelha de Livro é uma produção Editora da Unicamp em parceira com a Rádio Unicamp. Com periodicidade mensal, o programa combina livros, bom papo e assuntos da atualidade, com base em títulos da Editora da Unicamp. A cada mês, é escolhido um tema diferente para nortear o bate-papo, com base em títulos da Editora da Unicamp. Os convidados são autores e especialistas nos temas em pauta.

Ouça e baixe o programa e podcast “Vila Rica em sátiras”/Orelha de Livro no site da Rádio Unicamp
https://www.rtv.unicamp.br/?audio_cat=orelha-de-livro

Leia a entrevista de Adriana Romeiro publicada pelo Jornal da Unicamp
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2018/04/09/livro-revela-como-satiras-levaram-governador-de-capitania-desgraca

Saiba mais sobre o livro
http://www.editoraunicamp.com.br/produto_detalhe.asp?id=1160

 

twitter_icofacebook_ico