CIS-Guanabara promove Oficina Novos Bichos

Modelo de instalação coordenada pelo artista plástico Genivaldo Amorim
Modelo de instalação coordenada pelo artista plástico Genivaldo Amorim

O CIS-Guanabara realiza no dia 25 de abril, das 14 às 16h30, a Oficina Novos Bichos, ministrada pelo artista plástico Genivaldo Amorim. Nessa atividade, os participantes são convidados a pensar em novas formas de representação, criando, a partir de recortes, “bichos” que serão apresentados numa instalação.

Segundo Genivaldo Amorim, a atividade começa com os participantes recortando uma folha de papel cartão branco em formas orgânicas sem um desenho prévio, apenas deixando o instinto guiar a mão com a tesoura. Após concluída essa etapa, os participantes serão convidados a aplicar sobre essas formas recortadas, desenhos, pinturas ou colagem, baseando-se na ideia de que aquilo são bichos. “Depois de prontas, as peças receberão um pequeno furo onde será amarrado um fio de nylon para então serem penduradas formando uma instalação”, explica o artista. “A oficina se relaciona com obras minhas em que venho trabalhando a relação entre os bichos e o espaço circundante, geralmente delimitado por paredes onde há uma ideia de confinamento, de controle, de isolamento desses seres”, afirma o artista plástico.

Genivaldo é paranaense radicado em Valinhos onde atua como produtor cultural. Trabalha com instalações, pintura, desenho, fotografia e outras formas de expressão artísticas. Entre as exposições já realizadas se destacam as individuais em museus como MAC de Jataí, em Goiás, Museu de Arte de Blumenau, em Santa Catarina, Casa das Onze Janelas em Belém, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, National Art Gallery, na Namíbia, entre outras, e coletivas na Alemanha, Moçambique e Camboja. A coordenação da exposição é da produtora cultural do CIS-Guanabara, Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros.

Serviço
Evento: Oficina Novos Bichos
Data: 25 de abril
Horário: 14h00 às 16h30
Inscrições gratuitas (material didático é de responsabilidade do aluno)
http://www.cisguanabara.unicamp.br/inscricao63.htm
Local: CIS-Guanabara
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).