Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES) realiza dois seminários sobre ensino

No dia 7 de dezembro, às 9h30, o Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES) realiza dois seminários: “Mapa do ensino superior no Brasil” e “Destruição criativa na educação superior”. Eles acontecerão no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), na avenida Albert Einstein 1300 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’.

Em “Mapa do ensino superior no Brasil”, Rodrigo Capelato traz, como o título sugere, uma radiografia muito atual (dados do último Censo do Inep) do sistema nacional de ensino superior. Dados como número de matriculas, ingressantes, evasão, concluintes etc. são analisados e discutidos com base no exame de diversas variáveis como região geográfica, dependência administrativa da instituição de ensino superior – pública ou privada – entre outras, fornecendo uma análise aprofundada do nosso sistema de ensino superior.

Em “Destruição Criativa na Educação Superior”, Fábio Reis apresenta um quadro de inquietações sobre o ensino superior na contemporaneidade e conclui sobre a necessidade inevitável de realizar mudanças nesse nível de ensino. Para além da crise econômica, Reis defende a importância da construção de modelos inovadores e sustentáveis de gestão no ensino superior. Na ocasião do seminário, será lançado o livro de mesmo nome, organizado pelo professor Reis e do qual participam vários especialistas acadêmicos e de gestão, brasileiros e estrangeiros.

Estudantes, professores e pesquisadores sobre os temas de educação superior formam o público-alvo dos eventos. Mais informações na página do LEES no Facebook.