Unicamp recebe XIV Encontro Nacional de História Oral

Cartaz do XIV Encontro Nacional de História Oral, com data e local, além de imagem da gravação de uma cena de filme

Entre os dias 2 e 4 de maio de 2018, a Unicamp receberá o XIV Encontro Nacional de História Oral. Em torno do tema “Testemunhar por imagens: História Oral e o registro audiovisual”, o evento busca reunir contribuições provenientes das distintas disciplinas que fazem uso da História Oral, em especial reflexões sobre o processo de gravação de entrevistas em mídias audiovisuais e seus diferentes usos. Até o dia 24 de novembro, a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) recebe propostas para coordenação de simpósios temáticos e oficinas para integrarem a programação.

Na décima quarta edição do Encontro, uma das novidades será a realização do “1º Prêmio ABHO de Teses Ecléa Bosi”, que reconhecerá trabalhos de doutorado que contribuem para o debate teórico acerca da História Oral e seu uso como recurso metodológico. A iniciativa é uma homenagem à professora emérita da USP, Ecléa Bosi, referência na área de Psicologia Social, que faleceu em julho deste ano.

A comissão organizadora do Encontro Nacional de História Oral também confirmou, na conferência de abertura do evento, a presença do renomado cineasta e crítico Jean Louis Comolli, um dos mais importantes teóricos do cinema contemporâneo.

A ABHO espera reunir no Encontro Nacional, em Campinas, cerca de mil participantes, provenientes dos diferentes campos acadêmicos em que a História Oral é praticada como captação de fontes e como um modo diferenciado de acesso ao conhecimento histórico. Além de pesquisadores, docentes e estudantes, são esperados para evento profissionais que atuam em escolas, centros de documentação e memória, museus, arquivos, entre outros. A partir do dia 18 de dezembro serão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos, para a mostra de documentários e para ouvintes.

Informações sobre as inscrições e a programação estão disponíveis na página do evento.