Claudio Tozzi - Territórios e outros trabalhos

Claudio Tozzi

A Biblioteca 'Octavio Ianni' do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) apresenta a mostra Territórios e Outros Trabalhos, que reunirá alguns dos mais recentes trabalhos do artista plástico Claudio Tozzi. A exposição ficará em cartaz até 20 de julho. 

tozziO artista, em sua trajetória de mais de 50 anos, apresentou diversos núcleos. Primeiro, nos agitados anos 60, ao estabelecer um diálogo com a arte pop. Na década seguinte, interessou-se pelas proposições da arte conceitual. Em seguida, aproximou sua pintura da arquitetura, área de sua formação, e é ao que tem se dedicado, de certo modo, também recentemente.

Sua produção mais atual apresentada nesta exposição não está mais interessada em imaginar arquiteturas, como esteve nos anos 80, pelo menos não no sentido de sua realização concreta, mas em voltar(-se) à origem da arquitetura, isto é, ao espaço.

Há nesses trabalhos – como há em grande parte da produção de Tozzi – uma relação complementar com a arquitetura, evidenciada pela observação do modo como o artista constrói o espaço pictórico, que se aproxima do tratamento dado pelo arquiteto ao espaço tridimensional. Tal fato é patente, porque as obras em questão partem de um pensamento, resultam de um projeto.

Trabalhos da série Territórios já foram expostos na Referência Galeria de Arte, em Brasília, de 3 de setembro a 1º de outubro de 2016, e no Gary Nader Art Centre, em Miami, FL (EUA), de 2 de março a 2 de abril de 2017.

Saiba mais sobre a exposição dos trabalhos de Claudio Tozzi na Biblioteca do IFCH aqui.