Leitura cênica bilíngue de ‘Die panne’

Die Panne

O Grupo de Teatro ‘Die Deutschspieler’ apresenta a Leitura cênica bilíngue Die panne, de Friedrich Dürrenmatt, no dia 19 de maio, às 17 horas, na Sala da Congregação do Instituto de Biologia (IB). O evento faz parte da programação de comemoração dos 50 anos do IB.

O elenco da leitura é formado por Eleonore Setz (IB), Elisa Mara (IEL), Elisabete Pascolati (IG), Júlia Ciasca (IEL), Laís Rosa (IA) e Maurício Oliveira (IFCH), sob a coordenação de Norma Wucherpfennig (CEL) e Wanderley Martins (IA).

Publicado em 1956, o conto do escritor suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990) discute questões de culpa e justiça, que continuam válidas até os dias de hoje. Quando o carro de Alfredo-Traps sofre uma pane, o caixeiro-viajante do ramo têxtil se vê obrigado a pernoitar em um pequeno vilarejo, na casa de um velho juiz aposentado. Este o convida para o típico banquete que realiza todas as noites com outros três amigos, no qual brincam de simular processos a fim de reviver suas antigas profissões e fugir do tédio da aposentadoria. Sem se dar conta, Traps acaba se envolvendo no jogo, não entendendo que se trata de uma brincadeira muito séria.

O Die Deutschspieler é um grupo de teatro formado em meados de 2015 por iniciativa de alunos da Unicamp, com o intuito de se aprofundar no estudo da língua alemã por meio da arte. O nome do grupo remete aos múltiplos significados do verbo spielen: jogar, brincar, tocar, atuar. Die Deutschspieler são aqueles que brincam com o alemão, que vestem a língua estrangeira como outra personalidade, que atuam como personagens, vestindo a linguagem teatral, são aqueles que jogam em cena, que tocam, que cantam – explorando o grande universo das línguas e das linguagens com a curiosidade de quem quer aprender e compreender. Die panne é o terceiro trabalho do grupo.