Oficina de Mapeamento Participativo para a comunidade do IA

cartografia

O Grupo Gestor Universidade Sustentável da Unicamp (GGUS) convida os funcionários, estudantes e professores do Instituto de Artes (IA) a participarem da Oficina de Mapeamento Participativo. A oficina se realizará no dia 25 de abril, às 14 horas, no Laboratório de Cerâmica do IA.

O mapeamento participativo, ou cartografia social, é um processo de produção de mapas cujo objetivo é tornar visível e especializar a associação entre o território e as comunidades locais utilizando a linguagem da cartografia. Diferentes símbolos, camadas e escalas podem ser utilizadas para apresentar a informação espacial. 

O objetivo do projeto é auxiliar na elaboração do Plano Diretor Sustentável da Unicamp, avaliando questões sócio-ambientais, como segurança, acessibilidade, qualidade dos espaços, transporte, entre outras demandas locais. 

O intuito é abranger a maior quantidade de pessoas a participar da oficina, para que tenhamos um diagnóstico mais preciso e que, consequentemente, sejam elaboradas propostas mais condizentes com as necessidades e anseios da comunidade UNICAMP. Dessa maneira, é de extrema importância a participação e colaboração de todos os funcionários, estudantes e professores do Instituto de Artes.