I Colóquio Nacional Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Colóquio

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) do campus de Limeira receberá o I Colóquio Nacional Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CONICHSA) nos dias 19 e 20 de abril, no Auditório da Congregação  da unidade.

O CONICHSA tem como objetivo fortalecer as discussões no campo das sociais e humanidades em torno da interdisciplinaridade, intra e inter grande área. Motivado inicialmente pelas discussões realizadas pelo Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) da FCA, é ao mesmo tempo abertura e convite para o diálogo com aqueles que também estão empenhados em promover pesquisas interdisciplinares nesta grande área do conhecimento.
 
O tema escolhido para o primeiro encontro volta-se para os desafios da construção de pesquisas interdisciplinares, os quais envolvem tanto aspectos epistemológicos dos diálogos possíveis (e impossíveis) entre disciplinas, mas também as questões envolvendo os métodos (ou sua invenção) assim como os impactos que as próprias instituições, entre inter, multi e tradicionalmente disciplinares, produzem na elaboração e construção das investigações.
 
Em vista disso, além de cada aspecto destes desafios ocupar uma das três mesas redondas, o tema principal será objeto da palestra de abertura bem como das submissões de trabalhos que serão recebidas. O objetivo é abrir possibilidade para comunicações (distribuídas em três sessões temáticas e uma sessão de pôsteres) de experiências inovadoras que relatem e reflitam sobre construções de pesquisas eminentemente interdisciplinares, tanto em suas implicações teóricas quanto metodológicas. A preferência será dada para trabalhos que desdobrem seus resultados, centrando-se nas questões e implicações metodológicas no contexto dos estudos interdisciplinares.

Foram submetidos ao I Colóquio Nacional Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas mais de 120 trabalhos de 40 diferentes instituições de ensino superior de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Alagoas, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins. Quinze trabalhos comporão a programação principal, divida em sessões temáticas, e 65 pôsteres serão apresentados ao público.

A programação completa pode ser conferida aqui e inclui uma palestra de abertura e três mesas de debates.

O I CONICHSA é promovido pelo Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FCA, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS/Unicamp) e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades.