Do Funk
ao Jazz


A Big Band da Unicamp fará duas apresentações gratuitas. Os shows são estruturados na música instrumental e trazem no repertório a linguagem moderna das composições de John Rapson, professor da Universidade de Iowa (USA), que está especialmente no Brasil ensaiando e regendo a Big Band. As peças para os concertos foram escritas em comemoração ao vigésimo aniversário de residência de Rapson na Universidade de Iowa e estão gravadas no CD "The Night Sky and Turquise Sea".

A primeira apresentação acontecerá no dia 16 de abril, às 19h30, no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A segunda será no dia 20, às 17 horas, na Concha Acústica do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas.

Ambas englobam uma vasta gama de estilos, do funk ao jazz, de música brasileira à música clássica, mesclando-os em grandes suítes que mudam de uma atmosfera para outra apresentando diversos solistas, incluindo as participações especiais do saxofonista Roberto Sion e do pianista Rafael do Santos, idealizador do projeto.

Formado essencialmente por alunos do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), o espetáculo promete não só reavivar o prestígio da música instrumental na cidade de Campinas como também veicular fora do ambiente universitário parte da produção musical que se origina no meio acadêmico.

A Big Band, que surgiu em 2012, atualmente conta como os seguintes integrantes: Erivan Duarte (contrabaixo acústico e elétrico), Felipe Trez (bateria/percussão), Jonathan Vargas (piano/teclados), Thiago Valadão (guitarra), Clara Kok (flauta transversal), Bruno Cabral e Giovanni Guardia (sax alto), Damián Bírbier (sax tenor/soprano), Ricardo Guarnetti (sax tenor), Tadeu Bisacchi  (sax barítono), Daniel Soares, Luana Ferreira, Glaucio Sant'Ana e Stanley Nogueira (trombone), Henrique Manchúria, Hugo Ponchet, Klesley Brandão e Luiz Guilherme Iaquinto (trompete).

O grupo já se apresentou na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), no Ciclo Básico (CB) e no Pavilhão do Básico (PB) pelo Projeto Aluno-Artista do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e no 13º Festival do Instituto de Artes (FEIA) da Unicamp.

O evento é realizado pela Unicamp por meio do Instituto de Artes (IA) em parceria com a University of Iowa e a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas. O apoio é do Faepex e da Visarte Produtora Jr.

SERVIÇO
Apresentações da Big Band da Unicamp
Dia 16, às 19h30, no Instituto de Artes (Rua Elis Regina, 50, campus da Unicamp).
Dia 20, às 17 horas, na Concha Acústica do Parque Portugal (Av. Heitor Penteado 1671, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora)
Informações: 9-8288-3674 ou e-mail felipe_trez@hotmail.com
(Hélio Costa Júnior)