Fórum Permanente de
Ciência e Tecnologia


O Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia: Projeto Interpares 3 - preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais autênticos: os resultados do TEAM Brasil ocorre no dia 24 de outubro, às 9 horas, no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Organizador: SIARQ. Programação e outras informações no site ou telefone 19-3521-4759.

SOBRE O EVENTO

Projeto InterPARES

O Projeto InterPARES (International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems) visou desenvolver o conhecimento essencial para a preservação a longo prazo de documentos autênticos produzidos e/ou mantidos em formato digital, e fornecer a base para as normas, políticas, estratégias e planos de ação capazes de assegurar sua longevidade, bem como a capacidade dos usuários de confiar em sua autenticidade. O projeto, liderado pela professora Luciana Duranti, da Universidade British Columbia do Canadá (School of Library, Archival and Information Studies) foi desenvolvido em três fases (1999 a 2012). As duas primeiras fases forneceram insumos teórico-metodológicos para a preservação de documentos arquivísticos digitais autênticos, com base na Arquivologia e na Diplomática Documental. Os resultados e produtos foram registrados em duas publicações e também se encontram disponíveis no web site do projeto (www.interpares.org).

A terceira fase do projeto, denominada Theoretical Elaborations into Archival Management (TEAM): implementing the theory of preservation of authentic records in digital systems in small and medium-sized archival organizations, visou traduzir a teoria e a metodologia de preservação digital, desenvolvida pelo próprio InterPARES e por outras ações de pesquisa, em planos concretos de ação para conjuntos documentais que devem ser mantidos por longo prazo por instituições arquivísticas ou unidades de Arquivo dentro das organizações produtoras.

Integraram esta fase diversas equipes regionais, nacionais ou multinacionais: Africa, Brasil, Canadá, Catalunha, China, Colômbia, Coreia, Itália, Malásia, México, Noruega, e Turquia. A equipe brasileira, conhecida como TEAM Brasil, foi coordenada pelo Arquivo Nacional (Ministério da Justiça), e integrada por equipes do Ministério da Saúde, Câmara dos Deputados, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Arquivo Público do Estado de São Paulo (Casa Civil) e Universidade Estadual de Campinas (Coordenadoria Geral da Universidade/Sistema de Arquivos).

No presente Fórum será apresentada uma visão geral do Projeto InterPARES 3, bem como os resultados dos estudos desenvolvidos pelo TEAM Brasil, a fim compartilhar os conhecimentos obtidos, na expectativa de contribuir com os estudos nesta área.