Skip to content

10 de dezembro de 2009

.
Cenas de violência dos torcedores do Coritiba, rebaixado, e do campeão Flamengo
Rede Globo – Jornal Hoje/ Portal G1
Sobre a violência das torcidas dentro e fora dos estádios, conversamos com a professora Heloísa Helena Baldy dos Reis, da Unicamp, que estuda a questão da violência nos eventos esportivos.

Especialistas apontam dez passos para combater a corrupção
Portal G1 – Corrupção
“Se nós queremos eliminar o fenômeno do mensalão, temos que fortalecer os partidos e enfraquecer os poderes individuais dos parlamentares”, diz o cientista político Bruno Speck, da Unicamp. Para isso, ele defende uma cláusula de barreira que estipule um percentual mínimo de votos para um partido. “Quando você tem menos partidos, esses poucos partidos, por serem maiores, têm mais poder sobre os deputados. Isso faz com que as negociações girem mais em torno de acordos políticos e não de acordos individuais.” 

Energia solar volta à pauta
Portal EPTV
Três décadas depois da primeira crise do petróleo, a energia solar volta estar no centro das discussões, já que além de uma questão econômica, pesa sobre ela um apelo ainda mais forte: o de ser uma fonte renovável. Por essas e por outras, pesquisadores da Unicamp fomentam projetos científicos para viabilizar o seu uso.

Cidades do interior de SP contabilizam prejuízos provocados pelas chuvas
Jornal Folha de São Paulo – Cotidiano
O excesso de chuvas neste ano já prejudicou tanto o plantio quanto a colheita de frutas, grãos, verduras e legumes, segundo o diretor do Cepagri/Unicamp (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), Hilton Silveira Pinto.

Menos impostos e mais investimentos
Jornal O Estado de São Paulo – Economia & Negócios
Julio Gomes de Almeida é professor do Instituto de Economia da Unicamp e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Caetano, os artigos e os nomes
Portal Terra – Magazine
Sírio Possenti é professor associado do Departamento de Linguística da Unicamp e autor de Por que (não) ensinar gramática na escola, Os humores da língua, Os limites do discurso, Questões para analistas de discurso e Língua na Mídia.

Vida mais segura
Jornal Gazeta de Ribeirão – Cidades
A intensificação da fiscalização no trânsito, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e a implantação dos radares móveis foram apontadas como os principais fatores para a diminuição das mortes por Celso Arruda, especialista em trânsito da Faculdade de Engenharia da Mecânica da Unicamp.